Fruto da parceria entre Instituto Legado e PUCPR, livro sobre empreendedorismo social e inovação é lançado

livro

Texto: Stephane Sena

Com mais de 100 empreendedores sociais e apoiadores, Instituto Legado e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) lançaram, na noite da última sexta-feira (22), o livro “Empreendedorismo Social e Inovação Social no Contexto Brasileiro”, publicação que apresenta metologias e ferramentas para empreender no setor social. Reunindo o olhar e a experiência de 15 profissionais que atuam neste ecossistema, o livro também apresenta o exemplo prática de instituições brasileiras.

A obra foi organizada por James Marins, fundador e presidente do Instituto Legado, Mari Regina Anastácio, professora da PUC, e Paulo Cruz Filho, coordenador da pós-graduação em Empreendedorismo e Negócios Sociais (ENS), iniciativa do Instituto Legado em parceria com o Centro Universitário FAE. Ao longo de 13 capítulos, são abordados temas como Tipologias de Iniciativas de Impacto Socioambiental, Aspectos Jurídicos, Design Thinking, Planejamento Estratégico, Comunicação e Marketing, Captação de Recursos, Advocacy, Avaliação e Mensuração de Impacto. Os capítulos do livro seguiram o formato das disciplinas oferecidas na pós-graduação ENS.

O evento foi aberto com a fala do Gerente de Identidade Institucional da PUCPR, José André de Azevedo, e da professora organizadora Mari Regina. “Procuramos usar no livro uma linguagem que atendesse tanto empreendedores sociais quanto o setor acadêmico, que funcione como um guia e seja aplicado ao contexto brasileiro”, comentou.

Tema de um dos capítulos, o conceito de Movimento Transformador Massivo foi apresentado por James Marins. Ele falou sobre as grandes grandes transformações que vêm ocorrendo no mundo e como o empreendedorismo social tem desenvolvido um papel fundamental nesse movimento. “O Empreendedorismo Social é evolucionador e reformador de uma sociedade que necessita de reformas urgentes”, apontou. “Os empreendedores sociais  reformadores e evolucionários ao irem diretamente às causas, ao procuraram mudanças sistêmicas, a agirem no localmente, mas com pensamento no global, e ao buscarem a transformação através da tecnologia exponencial, através de um movimento massivo”, completou.

“É uma honra ter participado desse livro, que tem tudo a ver com a missão do Instituto Legado – trazer o social para o empreendedorismo e o empreendedorismo para o social. Essa também é a missão de cada pessoa que colaborou com a publicação e mostrou que é possível criar impacto social em organizações que queiram transformar o mundo. A lógica do livro é mostrar como colocar em prática o movimento transformador massivo”, afirmou Paulo Cruz Filho.

Bate-papo e autógrafos

O lançamento também foi marcado pela discussão sobre desafios e oportunidades do empreendimento social no Brasil. O bate-papo foi feito entre Paulo Cruz Filho, Lina Useche (Aliança Empreendedora), Alexandre Amorim (ASID) e Fernando Granato (Quíron Educação). Lina destacou que para empreender no setor social é necessário estar aberto para abrir mão de paradigmas, à autotransformação e aos  constantes desafios que são encontrados ao longo do caminho. Alexandre Amorim lembrou a importância de uma rede de apoio para o empreendedor. “Sempre existem contribuições e pessoas que fazem diferença na vida de quem está empreendendo socialmente”. Para ele, o cooperativismo e as conexões são as soluções para gerar e expandir impacto social.

“Um dos grandes desafios do empreendedor social é não esquecer que vai empreender também e tem que pensar em um modelo. Quem é seu cliente, como ter uma instituição sustentável, como fazer o marketing, o RH, o financeiro…Tem que pensar com cabeça de empreendedor. Esse é o grande o desafio, mas também a grande oportunidade”, afirmou Fernando Granato. A conversa foi seguida do sorteio de livros impressos, entrega do QR para download da versão online e autógrafo dos autores.

BAIXE AQUI O LIVRO A VERSÃO ONLINE DO LIVRO EMPREENDEDORISMO SOCIAL E INOVAÇÃO SOCIAL  NO CONTEXTO BRASILEIRO

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”]

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp