Cine 5C: Quando o improvável vira realidade

cine5c_cinema_

Texto: Stephane Sena

No último sábado (18), o Centro Cultural Cecília Correia de Carvalho – 5C iniciou um novo capítulo de sua história: a estreia do Cine 5C, um cinema criado para atender crianças em situação de vulnerabilidade social, de Paranaguá. O projeto foi idealizado pelo pedagogo João Costa Junior, fundador do 5C, durante o Projeto Legado 2017. A organização foi uma das contempladas com o prêmio de R$ 10 mil e investiu o dinheiro na compra de equipamentos audiovisuais para o cinema. 

A inauguração do Cine 5C foi prestigiada pelos fundadores do Instituto Legado, James e Gláucia Marins, e ainda contou com a presença de Tony dos Santos, sócio-fundador da Nuvem Mestra, empresa parceira do Google for Education no Brasil.

O espaço não é como as grandes salas de cinema. No lugar de poltronas há cadeiras universitárias, tecidos pretos são usados para garantir a escuridão necessária para o filme. A simplicidade, no entanto, não esconde a grandeza do ambiente: foi construído com o apoio de voluntários, está localizado em uma cidade que só tem um cinema e vai atender crianças cuja renda familiar nem sempre comporta algum tipo de atividade cultural. O audacioso projeto de construir um cinema na comunidade é mais uma ferramenta pensada por João Costa para formar agentes de transformação, fazer com que as crianças acreditem que podem realizar seus sonhos, que têm uma infinidade de opções para futuro e  podem ser protagonistas da própria vida.

“Esse filme fecha mais um ciclo de luta diária com essas crianças improváveis. A gente sabe que futuro delas, no contexto em que vivem, não é tão promissor. Quem sabe com esse projeto elas sejam artistas, jornalistas, escritoras…o que elas quiserem ser. Eu acredito nesse sonho”, afirma João.

Filme autoral

O projeto Cine 5C foi muito além. João fez  fez questão de que o primeiro filme exibido fosse feito pelas próprias crianças. Pensou em um roteiro, fez um curso de edição e saiu pelas ruas do bairro fazendo as gravações com as crianças, que foram atores da história. O filme Improváveis gira em torno de Ryan e Lucas, dois garotos que vivem na periferia de Paranaguá, mas em contextos diferentes. Um, tem um vida simples, mas conta com o suporte da família. O outro vive em melhores condições financeiras, mas sofre com a ausência do pai. Diante das diferenças, os dois entram em conflito, mas vão aprender uma grande lição. A história tem trilha sonora de artistas de Paranaguá e ainda garante boas risadas com trechos dos erros de gravação.

Ryan, à esquerda, e Lucas, à direita

Na noite de estreia, Ryan e Lucas – os protagonistas – passaram pela experiência inédita da fama. Tiraram fotos, deram autógrafos, ouviram os elogios e até foram entrevistados. Com apenas 8 anos, o pequeno Ryan também cresce sem a presença paterna. Seu pai morreu há cerca de três e mãe trabalha para sustentar a família. Ele conta que o início das gravações foram difíceis, mas logo conseguiu se soltar e fazer as cenas com mais facilidade. Como muitos meninos de sua idade, suas cenas favoritas são as que envolvem o que ele mais gosta de fazer: jogar futebol. “Foi bem legal fazer o filme, gostei também da parte em que eu ando de bicicleta e derrubo o papel do Lucas” (não vamos detalhar a cena para evitar spoiler). Ryan conta que a amizade – tema central do filme – também é importante em sua vida. “Os amigos ajudam quando a gente precisa e isso é bem legal”. 

Lucas é um pouco mais velho. Com dez anos e um sorriso cativante, diz que gosta de filmes e é fã dos Vingadores. A dona de casa Viviane de Carvalho, mãe de Lucas, diz que ficou emocionada ao ver o filho na telona. “O Lucas tinha problemas em se relacionar com outras crianças, era muito tímido. É incrível ver o quanto ele se desenvolveu ao longo das gravações. Fico feliz em saber que ele está sendo bem cuidado, está em boas mãos com o trabalho excelente que o 5C está fazendo”. Lucas também sente o quanto sua vida mudou depois que começou a participar das atividades do 5C. “Antes eu ficava mais em casa, não fazia muita coisa. Agora eu tenho mais amigos e participo de várias atividades”.

Próximas sessões

Quem ainda não assistiu o filme Improváveis tem mais uma chance. No próximo sábado, dia 25, haverá exibições em três horários: 18h, 19h30 e 21h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo telefone (41) 98433 9574 ou pela página do 5C no Facebook: www.facebook.com/centrocultural5c/. São apenas 30 lugares por sessão, não perca!

 

 

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp