Startups sociais usam a tecnologia para gerar impacto social positivo

achievement-3385068_1920

Você já deve ter ouvido falar em startups, empreendimentos em fase inicial que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, de base tecnológica, com potencial rápido de crescimento. Segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), as principais características de negócios do setor são inovação, escabilidade, repetibilidade, flexibilidade e rapidez. Mas você sabia que existem também as startup sociais? Elas são empresas que também usam a tecnologia, mas com diferencial de que estão focadas na geração de impacto positivo na sociedade.

“Para a humanidade conseguir resolver de forma significativa os maiores desafios sociais que enfrentamos hoje, a tecnologia será necessária. As tecnologias digitais mais recentes são uma ótima forma de resolver problemas, mas não devemos nos limitar somente ao digital”, explica a empreendedora social Paloma Lecheta, fundadora da PeaceLabs.

Apoio aos empreendedores

O estudo “Radiografia do Ecossistema Brasileiro de Startups 2017”, divulgado pela ABStartups e pela Accenture, mostrou que apenas 54% das empresas do setor estão satisfeitas com o suporte que recebem. De acordo com a publicação, foi observada a necessidade de aumentar a disponibilidade de parceiros que fornecem serviços às startups.

Uma das novidades do Instituto Legado para 2019 é justamente o apoio às startups que geram ou querem gerar impacto socioambiental positivo. Até cinco startups, em qualquer fase de maturidade, serão selecionadas para um programa piloto gratuito de incubação e mentoria com empreendedores que atuam no segmento. A iniciativa está inserida no edital do Projeto Legado, programa de aceleração para organizações que trabalham para gerar melhorias na sociedade. Startups sociais interessadas em participar da incubação podem se inscrever até 10 de fevereiro pelo site www.institutolegado.org/pl19.

Inspirações

Conheça cinco startups sociais que estão fazendo a diferença no mundo:

Banco Maré

Existe para facilitar o acesso a serviços financeiros, sem análises de crédito, consultas a cadastro de devedores e outras formas de exclusão financeira. O propósito é simplificar o acesso ao crédito para pessoas de baixa renda.

Favo

Aplicativo que possibilita fácil acesso ao conhecimento sobre práticas de agricultura urbana, provendo alimentação saudável e qualidade de vida para todos.

Hand Talk

A Hand Talk realiza tradução digital e automática para Língua de Sinais, utilizada pela comunidade surda. A solução oferece ferramentas complementares ao trabalho do intérprete para auxiliar a comunicação entre surdos e ouvintes. A empresa é comandada por um simpático intérprete virtual, o Hugo, personagem 3D que torna a comunicação interativa e de fácil compreensão em diversas plataformas.

PeaceLabs

Empresa de tecnologia em monitoramento de projetos sociais. Permite que empresas, institutos ou fundações empresariais acompanhem de perto, e de maneira dinâmica, o resultado e impacto de cada um de seus projetos sociais, o que otimiza o impacto de cada recurso investido nas soluções.

Pólen

Plataforma que transforma compras de e-commerce em doações. No momento da compra, o consumidor escolhe uma causa para apoiar. Depois de finalizado, e-commerce do R$ 1 ou 1 % do valor para a causa escolhida.

 

 

 

 

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp