Em primeira edição nacional, Legado Semente seleciona startups de 10 estados

Legado Semente 2021 startups selecionadas

O Instituto Legado de Empreendedorismo Social acaba de finalizar a lista de selecionadas para o Legado Semente 2021, programa de incubação e aceleração destinado a fortalecer startups de impacto. Em sua primeira edição aberta para todo o país, o programa vai atender representantes de 12 cidades brasileiras e 10 estados. O número de participantes também é novidade: passou de 4, número de selecionadas em 2019, para 14 – um salto de 250%.

“Essa ampliação acompanha o crescimento do ecossistema de inovação nas áreas social e ambiental”, afirma a facilitadora de impacto do Instituto Legado, Ágatha Rocha. “O Brasil é um país muito diverso e tem uma rede de empreendedores que ativam seu propósito para responder aos desafios que enfrentamos diariamente. O Legado Semente surgiu para apoiar esses negócios oferecendo ferramentas teóricas e práticas, mentoria e conexão com investidores”, acrescenta. 

O processo de inscrição para o Legado Semente 2021 foi totalmente automatizado por meio da plataforma Panic Lobster. As pessoas candidatas puderam inserir informações sobre as startups e o impacto gerado, além de entregar um pitch de até 2 minutos. Os avaliadores, especialistas parceiros do Instituto Legado, acessaram as informações e atribuíram notas de acordo com cinco critérios.

Propósito: embasamento de causa e atuação, dimensão do impacto para a sociedade;

Equipe: complementaridade dos membros e capacidade de execução do projeto; 

Estágio: resultados, base de clientes/usuários, evidências de validação ou ideação do negócio;

Dedicação: nível de comprometimento com o projeto e encontros (full-time/part-time);

Potencial: tamanho do mercado de atuação e potencial de escalabilidade.  

“Todas as selecionadas são muito inspiradoras e demonstram ter grande potencial para expandir o impacto social”, conclui Ágatha.

Evento de abertura

No dia 02/06, às 19h, o Instituto Legado fará uma live especial com apresentação das 14 startups selecionadas. Com transmissão pelo Youtube aberta ao público, o evento terá participação e palestra de James Marins, presidente do Instituto Legado.

Confira a lista de startups selecionadas (em ordem alfabética): 

Nome da IniciativaEstado CidadeForma de atuação
BeinSanta Catarina – SCJoinvilleFinancia parceiros de impacto nas ações de combate à extrema pobreza.
Business RoundBahia – BASalvadorTinder dos negócios de impacto para democratização do investimento social
Co-lawParaná – PRCuritibaCuradoria de mediadores para advogados
Conecta: Incentivos FiscaisParaná – PRCuritibaUtiliza a tecnologia para conectar os recursos de renúncia fiscal de empresas, a empreendedores culturais, sociais e esportivos, por meio de leis de incentivo. 
Crieatividade Gestão Esportiva (Vem Cá Mulher)Ceará – CEFortalezaA Vem Cá Mulher, startup da Crietividade Gestão Esportiva, é uma solução em educação popular que fortalece negócios femininos em regiões periféricas e ajudam essas mulheres a empreenderem com menos medo, mais coragem e autonomia.
EcoCashMinas Gerais – MGUberlândiaPlataforma que conecta pessoas e empresas para agregar valor em ações sustentáveis a partir da destinação correta de recicláveis fechado.
Grupo educacional VencedorasRio de Janeiro – RJRio de JaneiroEmpodera mulheres da base da pirâmide através da educação em empreendedorismo.
KeyoSanta Catarina – SCBlumenauPlataforma para promover saúde mental, cura da alma e expansão da consciência.
Laboratório de Inovações Tecnológicas e SociaisEspírito Santo – ESVitóriaDesenvolvimento de plataforma educacional inclusiva, composta por recursos didáticos e tecnologias educacionais para alunos surdos, ouvintes e/ou com deficiência auditiva.
Mundo AdaptadoParaná – PRCuritibaFacilita a jornada de pais de bebês prematuros e/ou crianças com deficiência.
Oncotarget: oncologia de precisãoAlagoas – ALArapiracaCriada por uma fusão entre especialistas em biologia molecular e tecnologia da informação, a Oncotarget aplica o melhor dos dois mundos na medicina diagnóstica.
SustaIn HomeRio Grande do Sul – RSPorto AlegreStartup de impacto socioambiental que tem o propósito de levar a sustentabilidade para os lares.
UAI CAFÉMinas Gerais – MGLavrasConecta o pequeno produtor de café ao consumidor final por meio do lançamento de uma marca artesanal e orgânica, aumentando a geração de renda do agricultor.
Woco TechSão Paulo – SPSão José Dos CamposAumenta o impacto de organizações sem fins lucrativos e negócios sociais por meio do uso da tecnologia

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp