Rede Legado em movimento: gestor da Trópico é selecionado em programa internacional de sustentabilidade

rafael

Texto: Stephane Sena

Iniciativa seleciona jovens talentos com destaque acadêmico e atuação na área de empreendedorismo social para atuarem com o desenvolvimento social de países de economia emergente. Para chegar à etapa Índia, Rafael Florentino lançou uma campanha de financiamento coletivo

Boa notícia para a Rede Legado: o gestor de processos da Trópico, Rafael Florentino, foi um  um dos jovens selecionados para o Programa Internacional de Empreendedorismo Sustentável do ISAE/FGV, criado para conscientizar criar experiências de aprendizado em três diferentes contextos e conectar os alunos a oportunidades transformar questões sociais em modelos de negócios.

Os participantes vão conhecer três universidades de grandes economias emergentes –  Colômbia, Brasil e Índia -, diferentes problemas, contextos e soluções inovadoras. Ao entender a realidade dessas regiões, poderão ter os subsídios necessários para gerar impacto positivo nas sociedades em que vivem.

“Em tempos difíceis que estamos vivendo e, ao mesmo tempo, com uma necessidade de estarmos em constante colaboração, é um grande missão representar nosso país nestes outros dois países, Colômbia e Índia”, conta Rafael. “Temos uma capacidade enorme de criar soluções simples, mas de grande impacto social. Sinto que podemos e vamos fazer algo para tornar esse planeta mais justo, com igualdade, inclusão, educação e um cuidado maior nas questões ambientais e sociais”, completa.

Rafael é bolsista do Projeto Transbordar no ISAE/FGV no curso de Processos Gerenciais e tem uma história de vida motivadora. Aos 16 anos pediu para ser emancipado para ajudar a mãe, que enfrentava dificuldades financeiras. Hoje, aos 20, tem como propósito de vida o empreendedorismo social. Com a Trópico, ele tem utilizado a linguagem audiovisual para educação, difusão e produção de conteúdos com impacto social, projetos independentes, filmes para institutos, ONGs, fundações e negócios sociais conectados aos direitos humanos e o meio ambiente.

Vakinha Virtual

Rafael recebeu apoio com transporte e hospedagem para participar do programa na Colômbia, mas ainda precisa de ajuda para chegar até a etapa Índia, que acontece em Mumbai, entre os dias 19 e 23 de novembro. Por meio do financiamento coletivo, você pode contribuir com essa jornada. A meta é arrecadar R$ 6.500, que vão custear a passagem aérea (ida e volta) e os procedimentos para tirar o visto.  Depois que passar pelo programa, Rafael vai promover um encontro em Curitiba para compartilhar a experiência e trocar ideias.

Ajude o Rafael chegar até a índia. É possível fazer a doação por boleto ou cartão de crédito, a partir de R$ 25.  Acesse https://www.vakinha.com.br/vaquinha/me-ajude-a-chegar-ate-a-india?fbclid=IwAR0oe_MqN3UCBZ8J5MMBYfO37mmkmSNEJb9G3ipkBlwB-T-8e8e5tyCVN88

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp