Quarentena Solidária: saiba o que está sendo feito

quarentena solidária

Diversas ações já foram realizadas pela Quarentena Solidária com o intuito de diminuir os efeitos da pandemia no Paraná

Com mais de 70 mil pessoas infectadas pelo novo Coronavírus no Paraná, Curitiba e Região Metropolitana seguem em bandeira laranja –  alerta médio de contaminação – e reforçam a necessidade de que a população evite aglomeração e fique em casa. Enquanto isso, o Instituto Legado continua em ação, por meio da rede Quarentena Solidária, para diminuir os efeitos da pandemia no estado. Dentro da rede, o Instituto lidera o Grupo de Trabalho de Inovação Social e já desenvolveu diversas ações em colaboração com as mais de dez iniciativas participantes. Confira abaixo alguns exemplos do que está sendo feito pela Quarentena Solidária durante a pandemia:

GT de Inovação

Muitos pacientes internados em estado grave por Covid-19 precisam de ventilação mecânica, ou seja, suporte de oxigênio feito por meio de um aparelho. Por outro lado, muitos profissionais da saúde não sabem utilizar o aparelho corretamente, podendo diminuir a eficácia do tratamento. Pensando nisso, a Academia Médica está compartilhando conhecimento técnico com os profissionais da saúde que estão à frente do combate ao Coronavírus. Por meio de cursos e webinars, a iniciativa oferece capacitações a valor mais acessível para médicos, enfermeiros e assistentes que têm contato direto com os pacientes, com intuito de melhorar a efetividade dos tratamentos. Você pode acessar os cursos da Academia Médica pelo site https://academiamedica.com.br/.

Já a iniciativa Phomenta, que oferece educação de gestão e inovação para ONGs, criou a plataforma Portal do Impacto Coronavírus. Lá, é possível acessar textos, pesquisas, podcasts, lives e webinars sobre o setor 3.0, assim como dicas e rede de apoio aos empreendedores sociais durante a pandemia. O portal também disponibiliza uma lista com as ONGs certificadas pela Phomenta e que estão recebendo doações. Para ajudar, basta acessar este link.

Pós-graduação em Empreendedorismo e Negócios Sociais

Matrículas abertas até dia 25/09

Doações 

No fim de junho, a OAB do Paraná, em conjunto com a rede Quarentena Solidária, doou 5 mil máscaras para o Instituto Lixo e Cidadania, associação sem fins lucrativos que oferece assessoria e assistência técnica administrativa, financeira e jurídica para as cooperativas de catadores de materiais recicláveis do Paraná. Anteriormente, a parceria já havia rendido a entrega de 2,4 mil cestas básicas para a comunidade de catadores de papel.

Quarentena Solidária

A Rede Quarentena Solidária reúne iniciativas que visam a minimização dos efeitos da Covid-19 na população. A Rede é formada por 13 GTs, com foco em alimentação, voluntariado, tecnologia, setor jurídico, negócios locais, universidade, enfermagem, recursos financeiros, entre outros. Ao mesmo tempo, a Rede Quarentena Solidária realiza também discussões e trocas online por meio das redes sociais e também de uma plataforma colaborativa onde os participantes podem publicar conteúdos informativos e educativos sobre o cenário da pandemia. Saiba mais.

Você pode ajudar 

No site e nas redes sociais do projeto é possível encontrar uma lista de produtos que podem ser doados. Os itens podem ser entregues por meio do Disque Solidariedade da Prefeitura de Curitiba, com agendamento pelo telefone 156, pelo site www.central156.org.br ou pelo aplicativo Curitiba 156, disponível para Android e iOS. Se você faz parte de uma iniciativa inovadora que pode colaborar com a população na pandemia, inscreva-a no site: quarentenasolidaria.com.br.

 

Quer conhecer outras iniciativas de inovação social que participam da Quarentena Solidária? Clique aqui!

 

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp