Projeto Legado: confira as selecionadas no edital 2018

ARTE_RESULTADO

38 iniciativas estarão na sexta edição do programa de capacitações que terá início no próximo dia 23 de março

É com grande alegria que o Instituto Legado de Empreendedorismo Social anuncia as iniciativas selecionadas para a sexta edição do Projeto Legado, programa de aceleração gratuito que integra e capacita organizações e negócios que atuam em causas socioambientais. Nossa alegria neste ano é múltipla. Depois de alcançar o marco de 100 instituições atendidas ao longo de cinco anos, recebemos uma grande resposta: 561 editais baixados em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal, um dado que não pode passar desapercebido.

O Projeto Legado está sendo cada vez mais conhecido e reconhecido pela sociedade e isso permitiu um alcance inédito entre as cinco regiões do país. Por meio das fichas de inscrição, tivemos o privilégio de conhecer realidades diversas e desafios que centenas de brasileiros estão dispostos a enfrentar na perspectiva de um futuro melhor. Isso é o que nos move e nos inspira a trabalhar ano a ano no propósito de dar voz a todas causas e de fortalecer a democracia, a representatividade, o ativismo cívico e a luta pelas minorias, necessidades que têm se tornado latentes no Brasil.

“Acreditamos que a educação não pode ser artigo de luxo, mas uma ferramenta de fácil acesso para que todos possam atingir seus objetivos e transformar realidades. A razão da nossa existência é disseminar conhecimento de qualidade e emancipar sonhos. Estamos muito felizes com a pluralidade de inscrições que recebemos, isso alimenta nossa alma e é nosso combustível para seguir adiante”, afirma a gestora de projetos sociais do Instituto Legado, Beatriz Groxco.

Critérios de seleção

A seleção dos projetos não foi fácil, mas foi realizada com muita responsabilidade. Formamos um comitê reunindo mais de 15 profissionais parceiros do Instituto Legado, todos com atuação direta ou junto a negócios e organizações de impacto social: empreendedores, advogados, jornalistas, gestores de projetos, mentores, investidores…uma equipe multidisciplinar completa, incluindo os fundadores do Instituto Legado: Gláucia e James Marins.

Cada projeto foi avaliado detalhadamente de acordo com seis critérios: embasamento de causa e atuação, impacto, criatividade, visão de futuro, liderança, capacidade organizacional, formação de redes e advocacy. Além dessas orientações, os avaliadores analisaram fatores como riqueza de detalhes, números e clareza de ideias. As organizações que não foram selecionadas para este edital receberam um feedback da área de gestão de projetos para que possam aprimorar alguns desses critérios, rever processos. O objetivo é que esse retorno contribua com o amadurecimento dos projetos e que eles sejam preparados para o edital 2019.

Dinâmica do Projeto Legado

O programa de capacitação tem duração de um ano e engloba temas como legislação, gestão de projetos e sustentabilidade financeira, com encontros presenciais e online. Após o primeiro ciclo de aulas, as organizações são divididas em dois grupos: Expansão de Impacto e Fortalecimento Organizacional, de acordo com fase de amadurecimento. A Expansão de Impacto foca no desenvolvimento de projetos de impacto. Ao final do percurso, as organizações que apresentam os projetos com melhor aplicabilidade recebem o investimento financeiro de R$ 10 mil. Para o grupo de Fortalecimento Organizacional são encaminhadas as instituições que precisam se fortalecer, em termos de estrutura, organização e planejamento interno.

Resultado

O total de 38 organizações foram escolhidas para a sexta edição do Projeto Legado; são empreendedores sociais de cidades paranaenses como Campo Largo, Paranaguá, Pinhais, Piraquara, Curitiba, além de municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Junto a elas, oito iniciativas que estiveram no grupo de Fortalecimento Organizacional em 2017 vão compor a turma de 2018. Confira a lista de selecionadas:

Adoptare – Instituto de Apoio à Adoção

Adote um Focinho e Plataforma TecPet

AlphaAjuda

APAE Curitibanos

Associação BEM GASTO

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE AMIGOS DO ADAUTO BOTELHO

Associação Casa Missionária

Associação Criarum

Associação Dar a Mão

Casa de Apoio Belém

Cerâmicas Bianca Reinert

Diplomacia

Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo Joinville

Escola dos Anjos

Formajus – Formação para a Justiça

FreeHelper

Inspirarte

Inst. Universidade da Ciência Espiritual (Escola Rural Leonore Bertalot)

Instituto Atitude na Cabeça

Instituto Aurora

Instituto Desenhando Sorrisos

Instituto Estrela da Favela

Instituto Maná do Ceú para os Povos

Instituto Sorriso Sustentável

Instituto União para a Vitória

Movimento Renovador Paulo VI

Observatório Social de Paranaguá

OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

Projeto Arborize

Projeto Thi Amo

SEDE- Serviço de Educação e Desenvolvimento de Ent. do Terceiro Setor

SO+MA Negócios Inclusivos

Sonhar Acordado

SorBio

Transgrupo Marcela Prado

Trópico

Um Baile Bom

VOR-Vivendo o Rugby

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp