Projeto Legado anuncia a lista de iniciativas selecionadas para a edição 2023

LE2019_104

O Projeto Legado, programa de aceleração gratuito para empreendimentos sociais e ambientais, divulgou hoje a lista das 18 iniciativas selecionadas para participar da edição de 2023. Elas abrangem diversas áreas de atuação e estão distribuídas por nove municípios brasileiros: Campo Largo (PR), Colombo (PR), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Ilha Comprida (SP), Macapá (AP), Maringá (PR), Rio Branco do Sul (PR) e São Paulo (SP).

As iniciativas selecionadas terão acesso a um programa de aceleração intensivo com capacitações presenciais na cidade de Curitiba, mentorias personalizadas e networking com uma rede de pessoas que atuam no empreendedorismo social. O objetivo do Projeto Legado é impulsionar o crescimento e o impacto desses projetos, fortalecendo ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável e a transformação social.

A seleção foi realizada por uma banca de especialistas convidados pelo Instituto Legado. A diversidade e relevância dos projetos apresentados tornaram o processo de escolha desafiador. “Esses projetos são inspiradores e estão abordando questões como diversidade racial, sustentabilidade, alimentação, migração e equidade de gênero, essenciais para promover uma transformação social efetiva”, comenta a jornalista Stephane Sena, membro da banca de avaliação e facilitadora na área de assessoria de imprensa com foco em comunicação de causas.

Entre as iniciativas selecionadas há empreendimento de alimentação orgânica, negócio social educação menstrual, projeto de logística reversa, marca de roupa que promove a inclusão de crianças com autismo, projeto que reforça as raízes da cultura negra, empresa que desenvolve exoesqueletos para auxiliar trabalhadores braçais, entre outros. 

“Com a retomada das capacitações presenciais, teremos a oportunidade de estar ainda mais próximos desses empreendedores e dessas empreendedoras sociais, proporcionando um ambiente propício para trocas de conhecimento, networking e inspiração. Desde 2013, o Projeto Legado já acelerou 280 iniciativas e estamos confiantes de que essa nova turma trará ainda mais impacto positivo para suas comunidades e para a sociedade como um todo”, afirma a coordenadora de projetos do Instituto Legado, Ágatha Rocha. 

Aula inaugural será aberta 

O primeiro encontro presencial do Projeto Legado 2023 já data marcada e será aberto a todas as pessoas interessadas. A aula inaugural vai acontecer no dia 15 de junho, às 19h, no espaço Hotmilk, ecossistema de Inovação da PUCPR. O evento contará com palestra de James Marins, presidente do Instituto Legado e autor do livro “A Era do Impacto”, que trará insights sobre empreendedorismo social. 

A ocasião também será marcada pelo pitch de apresentação de todas as iniciativas selecionadas, proporcionando uma visão abrangente dos projetos e seus propósitos. Mais informações sobre o evento e inscrições serão divulgadas em breve aqui no site e nas redes sociais do Instituto Legado. 

Lista das selecionadas

NomeCidadeEstado
Alivium – Exoesqueletos para todosCuritibaParaná – PR
Associação Obra NossaCuritibaParaná – PR
Attitude InclusãoCuritibaParaná – PR
Casa da Mulher Paulistana – Instituto Hera ArtemisulSão PauloSão Paulo – SP
Educadora MenstrualIlha CompridaSão Paulo – SP
EuCuidoDoMeuQuadradoSão PauloSão Paulo – SP
Ingá orgânicosCampo LargoParaná – PR
Instituto de Políticas Públicas Migratórias (IPPMig)CuritibaParaná – PR
Instituto Green RevolutionCuritibaParaná – PR
Instituto Nacional Leva Ciência – Diversidade e Transformação SocialMacapáAmapá – AP
Instituto Olhar SolidárioColomboParaná – PR
Instituto Social Espaço NegroSão PauloSão Paulo – SP
Interpres – Empresa de Tradução e Interpretação de Língua de SinaisFlorianópolisSanta Catarina – SC
LisaR – Logistica inteligente social ambiental e ReversaMaringáParaná – PR
Projeto Conexão AçunguiRio Branco do SulParaná – PR
Projeto FAZER O BEM A QUEM NÃO TEMCuritibaParaná – PR
SinergizeCuritibaParaná – PR
Solidarius Consultoria, Projetos e Pesquisas LTDASão PauloSão Paulo – SP
Tico e Tica SensoryCuritibaParaná – PR

Quer saber mais sobre nossa atuação? Conheça o Relatório Legado – 10 anos de Impacto

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp