Projeto Legado: há 7 anos levando o empreendedorismo para o social

projeto_legado

Desde 2013, o Projeto Legado já atendeu mais de 200 iniciativas de todas as regiões do Brasil

Em 2012, quando o Instituto Legado ainda dava seus primeiros passos para tornar-se uma referência no ecossistema de empreendedorismo social, surgiu a ideia de um projeto que impulsionasse iniciativas sociais da região. O Projeto Legado teve sua primeira edição um ano depois, em 2013, com a participação de 18 organizações e negócios sociais. 

De lá para cá, foram mais de 200 iniciativas atendidas e, principalmente, inúmeras histórias de impacto que passaram pela nossa trajetória. Em sete anos de atuação, o projeto já envolveu iniciativas de vários estados: Paraná, São Paulo,  Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Ceará e Amazonas, além do Distrito Federal. 

projeto_legado_2013
Primeira turma do Projeto Legado

 

“Todos os anos, conhecemos iniciativas com diferentes vivências e visões de mundo, isso tem sido uma trajetória intensa de aprendizado. Para contribuir para que essa troca seja ainda mais rica, aperfeiçoamos nossa grade todos os anos para possibilitar que as iniciativas tenham mais consistência na sua ampliação de impacto” conta a vice-presidente do Instituto Legado, Glaucia Marins. 

Projeto Legado 2020

Pela primeira vez, em decorrência da pandemia causada pelo novo Coronavírus, a oitava edição do Projeto Legado foi realizada integralmente por meio digital. Durante cinco meses, as 26 organizações e negócios sociais aprenderam com importantes profissionais do ecossistema de empreendedorismo social temas como estratégias de comunicação, marketing, captação de recursos, planejamento estratégico, entre outros. Com o aprendizado, as iniciativas terão mais ferramentas para impulsionar e expandir o impacto positivo de seu empreendimento. 

A facilitadora do Projeto Legado, Aghata Rocha, conta que mesmo com todos os desafios de adaptar as atividades para o meio online, a experiência foi enriquecedora. “Essa edição só foi possível com o empenho e colaboração de toda a equipe Legado e, principalmente, do esforço de todas as iniciativas participantes. Encerramos com o sentimento de dever cumprido e com gostinho de quero mais”, conta. 

As organizações e os negócios sociais selecionados ainda têm a chance de concorrer a um investimento financeiro de R$ 10 mil. A oitava edição do programa teve 149 inscrições de iniciativas sociais localizadas em 19 estados.

Encerramento

Pela primeira vez, a edição do Legado Experiência, que acontecerá no dia 29 de outubro, será online ao vivo. Com o tema ”Legado Experiência 2020 – O Presente”, as iniciativas acompanharão a entrega do Prêmio Legado de Empreendedorismo Social, momento em que serão revelados os nomes das três iniciativas finalistas do Projeto Legado. “O convite é para que possamos dar sentido à vida, ser e estar totalmente presente no momento e também enquanto agentes de mudança, movimentando transformação no mundo”, explica Rocha. Os empreendimentos ganharão o investimento financeiro de R$ 10 mil, para expansão de impacto. 

Gláucia conta que mesmo com o evento acontecendo de forma online e com limitações tecnológicas, as expectativas para conhecer as iniciativas vencedoras continua grande. “As iniciativas se esforçaram bastante e os resultados foram excelentes. Além disso, a nossa diretora de transversalidade cultural, Andrea Sério, organizou um evento muito diferente e bem intimista, mas sempre cheio de arte, mensagens e amor”, afirma. 

O Legado Experiência é um momento único que vai reúne empreendedores sociais, investidores, voluntários, parceiros, demais atores e, claro, todos e todas que desejam conhecer mais o ecossistema de impacto. Neste ano, o evento está em novo formato e você pode acompanhar da sua casa. O Legado Experiência será realizado no dia 29 de Outubro, às 19h30, por transmissão ao vivo no canal do Youtube

 

Quer acompanhar o evento? Não deixe de seguir todas as novidades no blog e nas redes sociais do Instituto Legado.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp