LINEAP: Escola inclusiva capacita pessoas surdas

lineap

Ainda na série especial sobre os projetos que venceram o Prêmio Legado 2021, agora é a vez de conhecermos a LINEAP, uma escola de comunicação inclusiva que tem como missão ser facilitadora para surdos, eliminando barreiras e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades sociais e humanas. 

O negócio surgiu há 9 anos por uma necessidade de mercado: restrito número de tradutores e a dificuldade da sociedade em se comunicar e relacionar com um público específico, os surdos. A neuropsicopedagoga e idealizadora do projeto, Rafaela Quintino, teve como inspiração o desejo de quebrar as barreiras da comunicação para esse público, não aceitar que uma identidade ou cultura não possa ser vista em igualdade de direitos no que diz respeito ao ao acesso à informação. 

Pessoas surdas estudantes e incluídas no mercado de trabalho

Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, o Brasil possui cerca de 10,7 milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva, mas apenas 37% delas estão inseridas no mercado de trabalho. Já no contexto educacional, temos outros números bastante preocupantes: somente 7% têm ensino superior completo; 15% frequentaram até o ensino médio, 46% até o fundamental e 32% não possuem grau de instrução. Pensando nesses dados, a LINEAP oferece cursos técnicos para surdos, educação bilíngue de surdos, cursos de Libras, tradutores e intérpretes de Libras, além de promover ações sociais e fomentar o empreendedorismo social. 

“A LINEAP, junto com o projeto Educação à Mão, tem como objetivo principal resolver o problema da comunicação fragmentada para o sujeito surdo nos contextos educacionais e profissionais, em um formato bilíngue de surdo”, explica Rafaela. 

A empreendedora destaca que um dos impactos que o programa oferece ao surdo oportunidade de se inserir no mercado de trabalho. A partir do momento que a pessoa se formar, além de se tornar um profissional capacitado, terá autonomia financeira e lugar de fala na sociedade, independente do contexto. 

Importância do Projeto Legado no modelo de negócio 

Durante todo um ano as pessoas empreendedoras do Projeto Legado 2021 passam por capacitações, mentorias e workshops com mentores e parceiros do Instituto Legado. Para Rafaela, o processo de aceleração ajudou a encaixar processos isolados em uma única ideia. “O projeto Legado foi um divisor de águas para a LINEAP, ele ajudou a lapidar nosso projeto e negócio, nós tínhamos muitas coisas “isoladas”, como: processos, ideias, entre outros”, conta a neuropsicopedagoga

Rafaela ainda explica que o projeto fez com que o modelo de negócio ficasse com um fácil entendimento e com conteúdos de qualidade. “O Projeto Legado ajudou a deixar o negócio mais compreensivo aos olhos do leigo e mais produtivo aos olhos do time interno, permitindo à equipe multidisciplinar visualizar ainda mais os resultados que já tivemos e a transformação massiva que podemos e vamos e fazer, com conteúdos e profissionais de ponta agregando ainda mais valor ao nosso negócio”.  

Projeto de extensão proposto pela LINEAP

Ao final de todo o processo de aceleração é feita uma rodada de pitches, onde os projetos participantes apresentam propostas de expansão de impacto. A LINEAP idealizou a plataforma Educação à Mão. “Nosso projeto Educação à Mão foi desenvolvido especificamente para o surdo. Com conteúdo 100% em Libras, legendas e atividades em português, apoio de imagens para fazer a transposição do conceito do conteúdo ministrado a realidade de ensino na aprendizagem do surdo e a tradução de voz para as pessoas ouvintes. Nos nossos cursos, quem irá precisar da acessibilidade serão os ouvintes. Também permitindo a esse segundo nicho se especializar nos nossos cursos dentro desse modelo e se aproximar de uma outra cultura”, finaliza Rafaela. 

Tem algum projeto de impacto e que pode alcançar mais pessoas? O Instituto Legado pode te ajudar! O edital do Projeto Legado 2022 será lançado em breve, acompanhe as novidades pelo blog e pelas redes sociais.

Texto: Sabrina Fernandes

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp