Legado Semente abre inscrições para edição 2021 e terá abrangência nacional

Legado Semente 2021

São até 12 vagas para startups de impacto de todo Brasil  

Estão abertas as inscrições para o Legado Semente 2021, programa de aceleração e incubação criado pelo Instituto Legado para alavancar os resultados de startups que geram impacto social e ambiental positivos. Assim como na edição 2020, as atividades serão 100% online, mas terão uma novidade: as inscrições poderão ser feitas por startups de todo o país. São até 12 vagas para startups brasileiras, que terão acesso a treinamentos, capacitações, assessoria e mentoria entre maio e outubro de 2021.  As inscrições ficarão abertas até o dia 02 de maio pelo site do Instituto Legado. 

“A possibilidade de conduzir esse programa a distância amplia o horizonte da geração de impacto que queremos causar, alcançando comunidades e perfis empreendedores que estão geograficamente distantes da atuação do Instituto Legado”, enfatiza James Marins, presidente e idealizador da organização. “Além disso, essa conexão digital nos permite ativar algo que consideramos fundamental para o ecossistema de impacto: a colaboração em rede, com diversas iniciativas e saberes sendo compartilhados de diferentes regiões do Brasil. Certamente o aprendizado será multiplicado pela turma em diferentes localidades e agendas nas quais estão inseridos”, completa.

Conteúdo especializado

Os temas abordados incluem UX Design, MVP, Pitch, Aquisição de clientes, Mensuração de Impacto e Plano de Investimento. Ao final do programa, que é coordenado pelos  empreendedores Jorge Buczek e Giovanni Tecchio, todas as startups serão apresentadas e conectadas a potenciais investidores.

Critérios de seleção do Legado Semente 2021

Podem se inscrever no Legado Semente 2021 startups com propósito social e/ou ambiental, que já tenha concluído a fase de ideação do negócio. Apesar de ser um grande diferencial, as startups não precisam obrigatoriamente comprovar constituição de pessoa jurídica (CNPJ). É vetada a participação de iniciativas vinculadas ao poder público ou a partidos políticos.

No ato da candidatura, os empreendedores sociais deverão submeter, via plataforma Panic Lobster, um vídeo de apresentação (pitch) de até dois minutos, contendo informações sobre o problema socioambiental resolvido, a solução oferecida, o impacto esperado e a equipe envolvida.

Após o encerramento da fase de inscrição, o comitê de seleção do Legado Semente analisará as informações e os arquivos solicitados. A seleção será realizada com base nos seguintes critérios: 

Propósito: embasamento de causa e atuação, dimensão do impacto para a sociedade;

Equipe: complementaridade dos membros e capacidade de execução do projeto;

Estágio: resultados, base de clientes/usuários, evidências de validação ou ideação do negócio;

Dedicação: nível de comprometimento com o projeto e encontros (full-time/part-time);

Potencial: tamanho do mercado de atuação e potencial de escalabilidade.

O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis na página www.institutolegado.org/aceleracao/legado-semente-2021/ O resultado será divulgado em maio.

Edições anteriores

O programa Legado Semente já acelerou startups como Oi, Caixinha, Broder, Reciclaê e Duolibras, negócio que promove impacto social positivo por meio do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e esteve no reality Shark Tank Brasil. Conheça todas as startups que já passaram pelo Legado Semente aqui

Dê o start que a sua startup precisa, inscreva-se agora no Legado Semente 2021.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp