Primeira vez online, Legado Experiência 2020 celebra o impacto social

Legado Experiência 2020

As iniciativas Delacrux, Sempre Mulher e Vida Priori foram as grandes vencedoras da noite e receberão investimento de R$ 10 mil para expandirem o impacto 

Desde 2013, quando o Projeto Legado foi criado, nosso objetivo sempre foi contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e que pensa de forma sustentável. De lá para cá, inúmeras histórias de impacto inspiradoras passaram pela nossa trajetória. E agora, outro ciclo repleto de narrativas poderosas chegou ao fim. 

Na última quinta, foi realizada a entrega do Prêmio Legado de Empreendedorismo Social, que premiou três iniciativas sociais com R$ 10 mil para expandirem o impacto de suas ações. Como acontece tradicionalmente, a premiação acontece durante o Legado Experiência 2020, que neste ano foi organizado com o tema “O Presente”. O evento começou com a abertura de uma caixa de presentes enviada pelo Instituto a todas as organizações, negócios e startups participantes dos Projetos Legado e Semente. Além dos presentes enviados pela equipe, os empreendimentos ganharam um voucher de 40% de desconto no MBA de Gestão de Negócios de Impacto Social. 

Legado Experiência 2020

A celebração contou com mediação de Andréa Sério, voluntária e coordenadora de transversalidade cultural do Instituto Legado. As apresentações ficaram por conta da cantora Lilian, que interpretou a música Sal da Terra, de Beto Guedes, e declamação do poeta Wellington Sabino. O evento contou com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Legado Experiência 2020 Sabino


Sem mais delongas, conheça as três vencedoras do Projeto Legado 2020: 

Delacrux Upcycling

Desde 2016, o negócio social Delacrux impacta positivamente a redução de resíduos descartados em Curitiba. Utilizando mangueiras de incêndio descartadas, a equipe da Delacrux Upcycling confecciona objetos de uso diário, como carteiras, estojos, mochilas e bolsas. Para conhecer o trabalho da Delacrux upcycling aqui.

Sempre Mulher

Há 18 anos, o Sempre Mulher – Instituto de Pesquisa e Intervenção sobre Relações Raciais promove a disseminação de informação e conscientização sobre direitos humanos para, prioritariamente, mulheres negras. Acesse o link e conheça o trabalho do Instituto. 

Vida Priori

Ao contrário do conceito tradicional de “casas de repouso”, a Vida Priori acredita em atividade, movimento e integração na terceira idade. Desde 2006, o espaço funciona como um local em que os idosos podem passar o dia para desfrutar de diversos programas de lazer e, ao final do período, retornarem às suas casas. Conheça o projeto

Edição online

Pela primeira vez, o Projeto Legado foi realizado por meio online. Durante o evento, a facilitadora de impacto, Agatha Rocha, explicou que mesmo com os desafios encontrados durante a pandemia, o resultado foi muito satisfatório. “Essa edição foi inédita, tivemos que adaptar todo o calendário, que era totalmente presencial, para o modo online. E posso dizer que só foi possível por meio da ótima conexão entre os facilitadores, apoiadores, investidores, mentores e voluntários com essa turma repleta de propósito”, conta.  

História de impacto

Há oito anos, o Instituto Legado acredita que é preciso juntar forças para buscar transformação da realidade. “Quando trabalhávamos no ambiente corporativo, sentíamos muito forte a vontade de criar algo social totalmente novo, que fosse além de visitar orfanatos ou distribuir presentes. Queríamos algo que ajudasse outras pessoas que também estão preocupadas em resolver questões socioambientais”, explica o presidente do Instituto Legado, James Marins. Foi a partir dessa inquietação que nasceu o Instituto. “Hoje, temos o orgulho de dizer que o Projeto Legado já impactou organizações, negócios e até startups de todo o Brasil. Pessoas que querem e buscam transformar a realidade em que vivem”, conta. 

Legado Experiência 2020 Legado

De 2013 até aqui, foram mais de 200 iniciativas atendidas. Em sete anos de atuação, o projeto já envolveu iniciativas de vários estados: Paraná, São Paulo,  Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Ceará e Amazonas, além do Distrito Federal.

Perdeu ou quer rever o Legado Experiência 2020? Para conferir tudo que aconteceu na celebração, acesse o link.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp