Economia circular e impacto socioambiental: a história da Badu Design

Badu Design

A Badu Design é um negócio de impacto socioambiental que une produtos de ecodesign, economia circular e empoderamento feminino. A iniciativa surgiu depois que a empreendedora Ariane Santos se viu sem trabalho, sem dinheiro e em depressão depois de ter largado tudo para cuidar da avó que estava com câncer e viria a falecer. “Tudo o que eu tinha eram R$ 30. Como eu gostava de encapar cadernos com tecido e via que os amigos achavam bacana, decidi usar esse dinheiro para comprar e produzir dez agendas. A Badu Design nasceu assim”.

Não contente em apenas ver seu negócio dar certo, Ariane percebeu que poderia ir além. Foi aí que decidiu ensinar as técnicas artesanais e mudar a vida de outras mulheres. O negócio criou asas e hoje voa longe, gerando impacto positivo por onde passa: atua com capacitação voltada para economia circular, para empresas e comunidades, e desenvolve produtos com design utilizando resíduos têxteis. A sede fica em Curitiba (PR), funcionando como loja física e espaço de cocriação, mas o negócio já está em processo de expansão para São Paulo.

Na conquista mais recente, em 2022, a Badu Design foi um dos dez negócios selecionados para o Reality Show “Expo Favela – O Desafio”, apresentado no programa “É de Casa”, na TV Globo.

Projeto Legado

A Badu Design foi uma das organizações capacitadas pelo Projeto Legado 2016 e vencedora do prêmio até então chamado Cereja do Bolo. Em 2017, ela contou um pouco mais sobre sua trajetória no vídeo produzido por Ester Athanásio, gravado e editado por Victor Sant’Anna. Assista:

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp