James Marins fala sobre empreendedorismo de impacto em live do TEDxUFPR

tedxufpr

O presidente do Instituto Legado, James Marins, participou recentemente de uma live organizada pelo TEDxUFPR, em parceria com a Founder Institute Paraná, para falar sobre empreendedorismo de impacto em Curitiba. O tema é de extrema relevância e traz reflexões sobre  ética nos negócios e danos ambientais e socioambientais que tem pautado a nossa sociedade nos últimos anos. 

Para falar sobre o assunto, junto com Marins, foram convidados Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, e Leo  Tostes, da Founder Institute. A conversa teve a mediação de Lorena Picker, do TEDxUFPR.

Empreendedorismo de Impacto

O presidente do Instituto Legado iniciou a conversa falando de sua visão sobre o Empreendedorismo de Impacto do ponto de vista social e socioambiental, traçando um paralelo com o empreendedorismo tradicional. “A energia que move o empreendedorismo de impacto não é o lucro, mas o propósito de contribuir para solucionar problemas”, afirma. A  transformação da economia, segundo  Marins, acontece por meio de uma proposta ética, fundamental para os negócios e para a sociedade. 

Já o empreendedorismo tradicional, pautado na teoria econômica ortodoxa, acaba descartando os danos ao meio ambiente, ficando isento, muitas vezes, da responsabilidade ética e socioambiental, ao contrário do empreendedorismo de impacto. “O empreendedor de impacto direciona as suas energias, os seus esforços, as suas habilidades e os seus talentos para contribuir com a sociedade. Precisamos agregar essa diretriz ética ao nosso empreendedorismo”, ressalta Marins. 

Para o empreendedor chegar a esse lugar em que a ética pauta os negócios, é preciso ter empatia, avalia Cris Alessi. Para ela, ética e empatia precisam ser priorizadas pelos empreendedores de impacto. “São premissas. São coisas que a gente aprende com a vida”, reforça Cris. 

Colaboração

Durante a live, os participantes falaram de como a colaboração entre os empreendedores de impacto se mostrou ainda mais importante durante a pandemia do novo coronavírus, diante de um cenário em que empresas estão com dificuldades financeiras e até mesmo fechando as portas. Os convidados ressaltaram que manter um ecossistema saudável, junto com o poder público, fortalece os negócios de impacto na cidade e ajudam em seu desenvolvimento. 

“O ponto mais importante para uma cidade conseguir caminhar na questão do apoio, para o cenário do ambiente urbano ficar positivo ao empreendedorismo de impacto, é que as pessoas e as organizações se enxerguem, se respeitem, colaborem e compartilhem uma visão e objetivos”, explica Cris. 

Leo Tostes, da Founder Institute Paraná, reforça que o papel do poder público é o de construir pontes para que isso resulte em um ecossistema forte. “Temos que trazer todos os parceiros, o poder público, as universidades, pequenas empresas, consultorias, pequenos empreendedores que acreditam que uma cidade melhor, é melhor para todo mundo. O objetivo é somar”, acrescentou Leo Tostes. 

Outro ponto abordado pelos convidados foi o desenvolvimento do Empreendedorismo de Impacto em Curitiba nos últimos anos. Na opinião de Marins, as oportunidades foram surgindo a partir de um cenário receptivo aos empreendedores sociais construído ao longo dos anos e gerando os resultados que são vistos hoje. 

“Eu me sinto em um ambiente colaborativo, onde germina o impacto social positivo. Quando você começa a trabalhar colaborativamente, vê um discurso de impacto social positivo convergente no ecossistema de inovação. É uma convergência natural”, afirma Marins

“Nós precisamos fazer mais”

O presidente do Instituto Legado, James Marins, falou ainda sobre as dificuldades em atuar como empreendedor de impacto social, assunto abordado na live, e acredita que um dos principais obstáculos está nas crenças limitantes. Marins reitera que cada um carrega dentro de si a capacidade de solucionar problemas, facilitada pela tecnologia para gerar negócios de impacto e inovação. 

“A resposta está em cada um de nós. Diante das complexidade do mundo, não dá para acreditar que a solução virá do governo, das universidades, das grandes corporações. As soluções estão em nós mesmos. Nós podemos influenciar. Nós precisamos fazer mais. Todos temos essa responsabilidade em construir uma cidade, um estado, um país e um mundo melhor”, finalizou. 

Para assistir ao evento na íntegra, acesse: https://youtu.be/R83yziJj-8I 

TEDxUFPR: ideias que nos movem

O TEDxUFPR realizará no mês de dezembro  a primeira edição 100% virtual com o tema: “Ideias que nos movem”. O presidente do Instituto Legado, James Marins, será um dos speakers, ao lado do consultor empresarial Thiago Ayres, da jornalista Izabella Camargo, entre outros palestrantes. A transmissão do evento ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro. 

Criado a partir do evento TED, que começou na Califórnia há cerca de 30 anos, o TEDx é um programa de eventos locais, organizado de modo independente e que une pessoas para compartilharem uma experiência no estilo TED. Nosso evento é denominado TEDxUFPR, no qual x = evento TED organizado de forma independente.

Para mais informações, clique aqui.

Texto: Mari Cavalcante

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp