Instituto Legado torna-se associado ao Movimento Capitalismo Consciente

Capitalismo Consciente

Estamos aumentando nossa rede de conexões para impacto! Desde outubro, somos associados ao Capitalismo Consciente, movimento global criado para elevar a consciência das lideranças para práticas empresariais baseadas na geração de valor para todos as partes a partir de quatro pilares: propósito maior, orientação para stakeholders, liderança consciente e cultura consciente. 

De acordo com Simone Hain Venâncio, líder do movimento Capitalismo Consciente em Curitiba (PR), os quatro pilares mobilizam mudanças para um novo capitalismo, fomentando ações e debates sobre novas economias. “A partir da premissa de um novo jeito de se fazer negócios baseado em um propósito de transformação positiva para a sociedade, busca-se valorizar o papel protagonista da liderança que, quando consciente, torna-se capaz de perceber o lucro como resultado orgânico e necessário para a existência dos negócios, mas tem um objetivo maior para os mesmos, um propósito que os torna realmente especiais para o mundo”, explica. 

Como associado, o Instituto Legado terá acesso a livros, cursos, curadoria de conteúdo e outros materiais que permitem qualificar a discussão sobre uma cultura de impacto positivo dentro e fora dos negócios. Em A Era do Impacto, livro publicado em 2019, o cofundador do Legado, James Marins, destaca a emergência de novos modelos econômicos. 

“São arquiteturas inovadoras que buscam levar em consideração o impacto social e socioambiental, o impacto humano e ecológico das atividades econômicas, internalizando externalidades. Procuram fomentar estruturas sociais justas sob o ponto de vista dinâmico, bem como fomentar distributividade não apenas de recursos materiais ou financeiros, mas sobretudo equanimemente dos potenciais materiais ou imateriais oriundos da liberdade, compartilhando melhor as oportunidades de desenvolvimento humano e protegendo nossa biosfera”, escreve Marins.

A parceria entre Instituto Legado e Capitalismo Consciente vai fortalecer o Movimento Transformador Massivo e aproximar outros empreendedores e empreendedoras sociais conectados com as duas iniciativas. Uma ação em rede já está em andamento. Em breve teremos novidades!

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp