Instituto Legado seleciona iniciativas sociais e ambientais para o Projeto Legado 2022

Projeto Legado 2022

Depois de receber inscrições de 16 estados e do Distrito Federal, em uma edição histórica que envolveu mais de 40 avaliadores, o Instituto Legado chegou à lista final de iniciativas selecionadas no Projeto Legado 2022. Nesta edição comemorativa pelos seus 10 anos, o programa de aceleração reservou vagas exclusivas para organizações, projetos e negócios que atuam nos biomas Amazônia e Mata Atlântica. O objetivo é fortalecer e apoiar empreendimentos que estão gerando soluções para os desafios ambientais de suas comunidades e até do país. Ao todo, foram recebidas 160 inscrições, de 17 estados e 66 cidades. 

O presidente do Instituto Legado, James Marins, lembrou que o encontro de seleção, que reúne equipe institucional, avaliadores e avaliadoras, é um momento especial por permitir que todos tenham contato com as diversas realidades do Brasil e conhecer iniciativas inspiradoras que são desenvolvidas. “Quando percebemos a intensidade, propósito, a determinação, a criatividade, a capacidade inovativa das organizações que chegam até o Projeto Legado, conseguimos acreditar no futuro do nosso país. O momento da banca é importante porque a qualidade do Projeto Legado ao longo do ano nasce dele, que parametriza a qualidade”.

Segundo Marins, o número de inscrições desta edição é motivo para comemorar. “Isso nos possibilita fazer uma seleção que considere o que melhor temos a oferecer de acordo com o momento em que as iniciativas estão para sua expansão de impacto. O objetivo é trazer empreendedores, projetos e negócios de impacto com maior capacidade de aumentar o maravilhoso impacto que todos eles realizam”. 

Avaliações e dinâmica do Projeto Legado 2022

A seleção do Projeto Legado 2022 teve 42 pessoas avaliadoras, que são especialistas em suas áreas de atuação. Muitas delas já são parceiros do Instituto Legado, atuando como capacitadoras, conselheiras, investidoras e mentoras. Entre os nomes deste ano estão a cineasta Mara Mourão, diretora do documentário ‘Eu me Importo’, Clóvis Borges, diretor executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), e o ativista ambiental Aristides Athayde, que junto a Clóvis apoiou o desenho da dinâmica deste ano, com foco nas vagas destinadas à Amazônia e à Mata Atlântica.

Banca de avaliação

Das 160 iniciativas inscritas, 44 foram selecionadas, sendo 24 para a categoria Projeto Legado, dez para o Projeto Legado Mata Atlântica e dez para o Projeto Legado Amazônia. 34,5% são negócios sociais, 30% são organizações da sociedade civil e 35,5% são projetos sociais. Apesar da divisão por categorias, todas elas passaram pelo programa de aceleração juntas. “Diversos modelos e diversos tipos de atuação, com o pessoal que não é da área ambiental influenciando com seu propósito social os ambientalistas e os ambientalistas influenciando fortemente com seu propósito ecológico aqueles que trabalham o impacto social. Eu acredito que o Projeto Legado 2022 vai ser absolutamente extraordinário”, avalia James Marins. 

Panic Lobster

Desde 2020, tanto as inscrições como a seleção do Projeto Legado são feitas por meio da Panic Lobster, startup acelerada pela Founder Institute que oferece ferramentas para treinamento de comunicação, open innovation e hackathon online. “Não podemos deixar de agradecer à nossa parceira Panic Lobster, que foi essencial na otimização do processo de seleção do Projeto Legado. Existe uma grande inteligência tecnológica por trás da compilação do ranking final e isso é feito pela plataforma”, finalizou a facilitadora de impacto do Instituto Legado, Ágatha Rocha. 

Seleção final

Confira a lista de iniciativas selecionadas em ordem alfabética. A apresentação de todas elas será feita no dia 17 de março, às 18h30, durante uma live com pitches. Pessoas que quiserem acompanhar ao vivo, podem acessar o link https://youtu.be/-Zv_q04etUI

CategoriaNome ProjetoEstado
Projeto LegadoAbelhas nativas, Agroecologia e Turismo de experiênciaMS
Projeto LegadoAmaziliaPR
Projeto LegadoAmbiente LivrePR
Projeto LegadoAssociação de Pais de Down de Pelotas – APADPELRS
Projeto LegadoBem+ArteMG
Projeto LegadoCasa da Criança de TaquaritubaSP
Projeto LegadoClube AhimsaRS
Projeto LegadoElos InvisíveisPR
Projeto LegadoInstituto BoldSP
Projeto LegadoInstituto C – Criança, Cuidado, CidadãoSP
Projeto LegadoInstituto Oportunidade Brasil- IOBES
Projeto LegadoInstituto Rosa Del EsteRS
Projeto LegadoLacreiMG
Projeto LegadoLibras em todos os lugaresMG
Projeto LegadoNjinga Moda AfroGO
Projeto LegadoNúcleo de Mulheres do Alto do RosarinhoBA
Projeto LegadoProjeto EcoPlanSP
Projeto LegadoProjeto RevalorizeSP
Projeto LegadoProtagonizePB
Projeto LegadoSomos Todos HeróisSP
Projeto LegadoTecendo CaminhosPR
Projeto LegadoTransborda CaiçaraPR
Projeto LegadoTransbordoPR
Projeto LegadoTransformando as cidades através da micro economia verde circularSP
Mata AtlânticaDesenvolvimento da Meliponicultura na Serra do MarPR
Mata AtlânticaEducação AmbientalDF
Mata AtlânticaEducasolRJ
Mata AtlânticaICAMA – Instituto de Conservação Ambiental do Morro AgudoSP
Mata AtlânticaInstituto AraticumRJ
Mata AtlânticaMarakaiah Escola de NaturezaPR
Mata AtlânticaNAAtiva ProjetosSP
Mata AtlânticaPlaneta ÁguaSP
Mata AtlânticaRestaurae – Restauração Ambiental Sistêmica e Valorização da SociobiodiversidadeRS
Mata AtlânticaUma muda que muda tudo!RJ
AmazôniaChemical Treinamento e Inovação TecnológicaAM
AmazôniaDança do ParixaraRR
AmazôniaDeveras AmazôniaPA
AmazôniaDrive Thru AmbientalAM
AmazôniaFlor De Jambu – Sabores da AmazôniaPA
AmazôniaMulheres Quilombolas Construindo a Autonomia na Defesa do Bem ViverPA
AmazôniaPlantação de Frutíferas no Sistema AgroflorestalRR
AmazôniaRede MondóPA
AmazôniaSolalis – Barcos Elétricos na AmazôniaAM
AmazôniaViváPA

Texto: Stephane Sena

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp