Evento de ciência e inovação apoiado pelo Instituto Legado reúne mais de 100 pessoas em Curitiba

WhatsApp Image 2017-04-08 at 19.26.56

1º Emerge Day Curitiba teve James Marins, presidente e fundador do Instituto Legado, como debatedor convidado

James Marins, presidente do Instituto Legado de Empreendedorismo Social, representou a Rede Legado no 1º Emerge Day, realizado neste sábado, 8 de abril, em Curitiba. Com o intuito de promover discussões sobre ciência e tecnologia no Brasil, a Iniciativa Emerge, organização sem fins lucrativos que fomenta a inovação tecnológica, com apoio do Instituto Legado, realizou  um encontro que reuniu mais de 100 pessoas interessadas no tema, além de universidades e empresas. A programação incluiu pitches de jovens inovadores, o lançamento oficial do Laboratório de Inovação em Curitiba, o Emerge Lab, um debate sobre inovação tecnológica no Brasil e ainda um painel com convidados especiais, entre eles, o presidente e fundador do Instituto Legado, James Marins, que ressaltou a relevância da inovação tecnológica para resolução de problemas sociais.

Universitários da Universidade Positivo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná estiveram entre os participantes. Os primeiros módulos do Emerge Labs já tem datas definidas: 6 e 7 de maio; 3 e 4 de junho.

Cenário brasileiro

O Brasil enfrenta uma série de desafios em para alcançar um nível de desenvolvimento tecnológico ideal. De acordo com dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), apenas em 2015, 49,7 mil pesquisadores deixaram o Brasil. No mesmo ano, o país registrou apenas 547 pedidos de patentes internacionais. Para ter uma ideia, os Estados Unidos emitiram 57.385 pedidos e a China 29.846. Além disso, o Brasil ficou na 69ª posição em uma lista de 128 países do ranking publicado pelo Global Innovation Index 2016.

WhatsApp Image 2017-04-08 at 19.27.32Conexão com o setor social

A inovação tecnológica também pode beneficiar e gerar resultados positivos para o setor social, alcançando soluções que beneficiam a sociedade. “A gente acredita que para ter impacto social real e com escala os empreendedores são importantes, mas visualizamos também que são necessárias soluções tecnológicas. É aí nesse ponto que a Emerge entra com um trabalho crucial, tanto no mapeamento de jovens inovadores e de soluções, quanto no apoio, conexão e engajamento dessa comunidade de jovens inovadores na cadeia de impacto social, especificamente o fomento às soluções tecnológicas escaláveis e com a formação desses empreendedores inovadores”, afirma o co-fundador da Rede CsF e atual presidente da Emerge, Guilherme Rosso.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp