Startups fazem rodada de pitches no encerramento do Legado Semente 2021

Legado Semente 2021

Apresentações contaram com a participação de especialista do setor

No último dia 30 aconteceu de forma online o encerramento da 3º edição do Legado Semente, programa de incubação e aceleração, destinado a fortalecer startups de impacto que tenham como proposta de valor a solução de problemas sociais e/ou ambientais.

O Legado Semente 2021 foi realizado de maio a novembro e contou com a participação de 14 startups que foram selecionadas após avaliação feita por uma equipe de especialistas convidados pelo  Instituto Legado. Durante seis meses, os empreendedores tiveram acesso a treinamentos, capacitações, assessorias e materiais. Os temas abordados incluem UX Design MVP, Pitch, Aquisição de clientes, Mensuração de Impacto e Plano de Investimento. 

Ao final do Legado Semente, as startups se apresentam para uma banca final, que contribui com ideias para aperfeiçoar os projetos. O evento de encerramento teve a presença de cinco startups finalistas e de diversos nomes do empreendedorismo social, entre eles os co-fundadores do Instituto Legado, James Marins e Gláucia Marins, além de Jorge Buczek e Giovanni Tecchio, fundadores da Valoo Business Growth & Financing e coordenadores do programa. Eles acompanham as startups durante todo o ano. 

Por conta da pandemia, esse foi o segundo ano em que todo o processo de aceleração aconteceu de forma remota, o que possibilitou  a participação de startups vindas de diferentes regiões do país, como destaca Buczek. “Mais um ano que fizemos o Legado Semente totalmente online, o que abriu a possibilidade de trazermos startups de outras cidades”. Como é o caso da EcoCash, de Uberlândia – MG, que abriu a série de pitches. 

Conheça soluções aceleradas

A startup EcoCash é uma plataforma que conecta pessoas e empresas para agregar valor em ações sustentáveis a partir da destinação correta de recicláveis, voltado à cadeia de economia circular. “Sustentabilidade é um negócio, não necessariamente filantropia, apesar de ter um impacto social grande, ela tem que gerar receita a partir da negociação de materiais recicláveis”, explicou o fundador William Mendonça da Costa.

A Uai Café, apresentada pela sócia Renata Aguiar, visa conectar o pequeno produtor de café ao consumidor final por meio do lançamento de uma marca artesanal e orgânica, assim aumentando a geração de renda do agricultor. As embalagens terão um QR-Code para que o cliente tenha acesso às informações sobre a startup e como a compra do café vai ajudar a transformar a vida das famílias agricultoras.  

Na apresentação da Klumie, a co-fundadora Estefânia Silva surpreendeu a banca com um pitch que começou em silêncio. “Na verdade, não é meu áudio que está desligado, é a realidade de um surdo. É isso que eles passam, que eles sentem”, afirma a empreendedora da startup que, por meio de uma plataforma educacional adaptativa, oferece cursos de qualificação profissional bilíngue para pessoas surdas, deficientes auditivos e oralizados. 

Ainda falando de cursos profissionalizantes, a banca conheceu o Grupo Educacional Vencedoras, que fortalece e impulsiona negócios femininos através da educação empreendedora e redes de apoio, fazendo com que mulheres da base da pirâmide sejam vencedoras de suas histórias. 

O último pitch do dia foi o do Bussines Round, um “tinder” dos negócios de impacto para democratização do investimento social. “O objetivo é conectar negócios de impacto com o investidor, dando um match perfeito. A nossa tese de impacto surge muito da proposta de entender que vivemos em uma sociedade plural, mas desigual”, explica o fundador Paulo Henrique. 

Finalizando a tarde de apresentações, a facilitadora de impacto do Instituto Legado, Ágatha Rocha, destacou que o Legado Semente 2021 foi uma edição em que iniciativas fora da Região do Sul mostraram grande engajamento. “São pessoas com brilho no olho e vontade de aprender”, finaliza Ágatha. 

Se você tem uma startup de impacto, quer ficar por dentro das melhores técnicas e ferramentas de inovação social, acompanhe o site do Instituto Legado porque, em breve, vamos lançar o edital para o Legado Semente 2022. Para saber mais sobre o programa de incubação, clique aqui.

Texto: Sabrina Fernandes

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp