Empreendimentos sociais que transformam a vida de crianças e adolescentes

criancas

Este ano celebramos o aniversário de 33 anos da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), uma das legislações mais importantes e abrangentes voltadas para a proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil. Desde sua criação, o ECA tem sido fundamental para garantir um ambiente seguro e propício ao desenvolvimento saudável das futuras gerações.

O ECA foi instituído em 13 de julho de 1990, com o objetivo de consolidar os direitos fundamentais das crianças e adolescentes, estabelecendo diretrizes para sua proteção integral, abrangendo áreas como saúde, educação, cultura, lazer, assistência social e convivência familiar. Sua implementação representou um marco na história dos direitos humanos no país, reconhecendo a importância de se considerar as especificidades e necessidades dessa faixa etária.

Ao longo desses 33 anos, diversas organizações e empreendimentos sociais surgiram, buscando atuar de forma complementar às políticas públicas estabelecidas pelo ECA, com o objetivo de promover ainda mais os direitos das crianças e adolescentes.

Conheça nove negócios de impacto e organizações sociais que trabalham nessa missão; oito dessas iniciativas foram aceleradas pelo Projeto Legado.

Instituto Incanto

Desde 2017, o Instituto Incanto impactou a vida de mais de 500 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social por meio da arte e da cultura com ferramentas de humanização e desenvolvimento, com aulas de dança, teatro, música, circo, artes visuais, cultura e tecnologia. Foi acelerado pelo Projeto Legado em 2019.

Instituto Leva Ciência

Instituição de ciência e tecnologia sem fins lucrativos de Ciência e Tecnologia que trabalha pela democratização do acesso à ciência com crianças e  jovens na Amazônia. Acelerado pelo Projeto Legado 2023.

Erê Lab

Fundado em 2014 por Roni Hirsch, artista e cenógrafo, juntamente com Helo Paoli, graduada em Artes Plásticas, o Erê Lab é um negócio social dedicado à criação de mobiliário urbano lúdico, com foco no estímulo do desenvolvimento cognitivo e psicomotor de crianças na primeira infância.

Educadora Menstrual

Negócio social que tem como missão tornar natural o diálogo sobre o ciclo menstrual e a menstruação, contribuindo com o acesso à dignidade menstrual. É mantenedor do Projeto EmanCicla, que beneficia gratuitamente adolescentes menstruantes em situação de vulnerabilidade social, proporcionando acesso gratuito à educação menstrual. É acelerada pelo Projeto Legado 2023.

Olubayo

Criado pela pedagoga Mariane Diaz, a Olubayo é um negócio social que produz bonecas negras para fortalecer identidades e promover uma educação antirracista. Foi acelerado pelo Projeto Legado em 2021.

Organização de Desenvolvimento de Potencial Humano – ODPH

Atuando há mais de uma década na comunidade Vila Torres, em Curitiba, a ODPH tem como principal objetivo criar possibilidades de aprendizagem que estimulem a criatividade e o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes. Através de programas como Cultivando Sonhos, Aprendiz em Ação, SemeAção e o Conecta, busca potencializar as habilidades e competências dos indivíduos. Acelerada pelo Projeto Legado em 2014.

Passos da Criança

Iniciativa que realiza diariamente ações para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na comunidade Vila Torres, em Curitiba. Oferece acesso a atividades de artes, cultura, esporte, educação e lazer, promovendo um ambiente propício para o crescimento saudável desses jovens. Acelerada pelo Projeto Legado em 2015.

Instituto Playing for Change

Organização que atende crianças e adolescentes de 7 a 17 anos desenvolvendo  cidadania, disciplina e respeito ao próximo por meio de técnicas e conhecimentos em instrumentos musicais, expressões corporais, voz e ensino da língua inglesa. Acelerado pelo Projeto Legado em 2019.

Tico e Tica Sensory

Negócio de moda inclusiva pioneiro no desenvolvimento de vestuário adaptado para crianças com Transtorno do Processamento Sensorial. Acelerado pelo Projeto Legado 2023.

No aniversário de 33 anos do ECA, é importante reconhecer e valorizar o trabalho desses empreendimentos sociais que se dedicam a fomentar os direitos das crianças e adolescentes, complementando as políticas públicas. Através do engajamento e da atuação dessas organizações, é possível construir um futuro mais justo e igualitário para as próximas gerações, proporcionando um ambiente propício ao crescimento, desenvolvimento e realização de seus potenciais.

Conheça outras iniciativas que transformam a vida de crianças e adolescentes e foram aceleradas pelo Projeto Legado. Clique aqui.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp