Encontro discute participação política e advocacy

No último dia 8, o Legado SocialWorking recebeu uma mesa redonda sobre Educação Política e Advocacy, iniciativa do  Instituto Legado, em parceria com Politize!, Instituto Atuação e Bicicletaria Cultural. Além de representantes das organizações, o evento também contou com a presença da Mestre em Governança e Políticas Públicas, Liza Valença.

Com a participação do público, o encontro debateu o impacto social positivo por meio de participação cidadã, cultura política democrática, educação e influência de políticas públicas. Para o presidente do Instituto Legado, James Marins, o empreendedor social é influenciador de políticas públicas. “Ele é uma figura que nasceu para resolver problemas sociais e precisa conhecer campo onde ele atua, conhecer o problema e as fragilidades da política pública que fazem com que aquele problema exista”, disse. “Nós acreditamos que empreendedorismo social através ou de focas a participação direta pode contribuir para resolver descentralizadamente problemas complexos Essa é uma das missões do Instituto legado”.

A Bicicletaria Cultural, empreendimento de apoio ao ciclista urbano, é um exemplo de influência nas políticas públicas. Patrícia Valverde,  uma das fundadoras, contou que o projeto nasceu para atender uma necessidade, mas logo tornou-se um importante ator na influência de políticas públicas voltadas para o ciclismo.

Lyza Valença explicou as atividades que envolvem o processo de advocacy. “Envolve construir um plano estratégico com objetivo, o que fazer, como fazer, quais são os recursos e quem são as pessoas envolvidas. A forma de pensar do empreendedor é voltada para mobilizar a sociedade para criar uma política pública”.

Em julho, o Instituto Legado lançou o curso livre EAD Impacto Social por meio de Advocacy e Influência de Políticas Públicas, ministrado por Lyza Valença e James Marins. O curso foi realizado no sistema de ensino da Nuvem Mestra – Google for Education, para garantir um conteúdo dinâmico, a troca de ideias e parcerias.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp