Em aula aberta ao público, Instituto Legado recebe 38 negócios sociais de todo Brasil

Legado-88

Aula inaugural e sessão de pitchs no dia 05 de abril marcam a abertura do Projeto Legado 2019, programa de aceleração para impacto social que já capacitou 160 organizações inovadoras de todo país. As selecionadas da 7ª edição vêm de seis estados brasileiros.

Após seleção em todo território nacional, recebendo 157 inscrições de 18 estados brasileiros, o Instituto Legado de Empreendedorismo Social anunciou, na última semana, a lista de negócios sociais e startups selecionados para a sétima edição do Projeto Legado, programa gratuito de aceleração de iniciativas de impacto social e ambiental positivo que desde 2013 já apoiou mais de 160 organizações de todo país. O primeiro encontro presencial com as 38 organizações selecionadas acontece em Curitiba na próxima sexta-feira (05), em aula magna com o presidente do Instituto Legado, James Marins.

A lista das selecionadas tem representatividade da região norte, centro-oeste, sudeste e sul do Brasil. São 38 negócios em seis estados brasileiros: Amazonas, Goiás, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Empreendimentos dedicados à saúde, inclusão da pessoa com deficiência, educação, igualdade racial, economia comunitária, sustentabilidade ambiental e ressocialização de detentos integram a lista de causas atendidas. Dessa vez, a novidade é o Legado Semente, uma área do programa dedicada aos negócios de impacto com grande poder de escala, as startups do bem, que vão passar por um projeto piloto de incubação.

Primeiro encontro

A atividade que marca a abertura do Projeto Legado 2019 também promete ser um encontro da Rede Legado, reunindo instituições egressas e alunos dos cursos de pós-graduação em Empreendedorismo e Negócios Sociais que o Legado mantém nas modalidades presencial e à distância. Na primeira parte do evento, restrita a convidados, os novos integrantes da rede conhecerão melhor o programa de aceleração e o calendário de atividades proposto. Eles ainda terão a chance de realizar um pitch de 1’30 apresentando sua causa e atuação socioambiental para conselheiros e mentores do Instituto Legado. Às 19h, em evento aberto ao público, o fundador e presidente da iniciativa, James Marins, conduzirá a aula inaugural sob o tema “As múltiplas dimensões do empreendedor social”. Durante a programação um dos diretores e investidores sociais do Instituto Legado, Alex Barbosa, também fará o anúncio de um novo projeto de expressividade nacional. A palestra de Fernando Simões, da Bem-te-vi, encerra a noite com o tema “Crédito diferenciado para negócios de impacto”.

Prêmio Legado de Empreendedorismo Social

As selecionadas serão beneficiadas com um cronograma anual com mais de 80h de capacitações envolvendo aspectos gerenciais e jurídicos a fim de fortalecer a organização e proporcionar a ampliação de suas atividades. Ao final do processo, as participantes passam por uma banca avaliadora e têm a chance de disputar três investimentos financeiros de R$ 10 mil cada, além de horas de mentoria. O resultado do Prêmio Legado de Empreendedorismo é anunciado durante o Legado Experiência, celebração que ocorre ao final do ano e reúne todo o ecossistema de impacto em Curitiba. A última edição reuniu cerca de 500 pessoas no Teatro Guaíra. Durante a história do programa, 18 instituições já foram beneficiadas com o prêmio em dinheiro. As startups que vierem a participar do PL 2019 não terão direito a concorrer ao prêmio.

Legado em Expansão

O espaço físico do Instituto Legado também está crescendo e expandindo. No sábado, 06 de abril, a diretoria inaugura um novo espaço para eventos: Espaço Legado Um Lugar de Impacto, em uma casa anexa ao Legado SocialWorking, no Cabral. A festa de inauguração começa às 16h e segue até às 21h e terá a participação do grupo Anônimos do Samba.

Serviço
Aula Inaugural Projeto Legado 2019
05 de abril, sexta-feira, às 19h, no Auditório da FAE Business School.
Evento aberto ao público

Inauguração Espaço Legado Um Lugar de Impacto
Sábado, 06 de abril, a partir das 16h
Rua Professor Arthur Loyola, 96 – Cabral
Mais informações: institutolegado.org

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp