Edital de bolsas de MBA para mulheres negras recebe 262 inscrições

people-gdef7e7cfd_1920

Texto: Stephane Sena
atualizado em 28/02/23

Imagine um mundo onde mulheres negras são capazes de explorar seus sonhos e realizar seu potencial sem barreiras. Nós fizemos esse exercício e decidimos usar as ferramentas que temos para dar um passo à frente na realização desse sonho. Resultado disso é o Programa de Bolsas Legend 2023 para Mulheres Negras que Transformam, que, em parceria com a Legend Investimentos, vai oferecer 30 bolsas de estudo para mulheres negras no MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto. A campanha foi um sucesso e recebeu 262 inscrições de todas as regiões do país.

Investir em mulheres negras significa investir na diversidade e inclusão no mercado de trabalho. É uma forma de apoiar a representatividade e a equidade de gênero e raça. “Esta é uma iniciativa criada para garantir que mulheres talentosas possam alcançar seu potencial e fazer a diferença no mundo por meio de negócios de impacto”, afirma a coordenadora acadêmica do Instituto Legado e do MBA, Daniela Nunes.

Identificação

Das 262 mulheres inscritas, 84% se identificaram como pretas, 15,3% como pardas e 0,7% como indígenas. Por meio das respostas obtidas, pudemos ver interseccionalidades: 29% das respondentes indicaram que são LGBTQIA+. A maior parte das inscritas mora em regiões periféricas ou regiões metropolitanas (76%) e tem filhos (59,2%), sendo que 38,7% se identificam como mães solo. 

Renda e trabalho

Nas perguntas sobre trabalho e renda, 35,5% das mulheres responderam que vivem com renda de 1 a 2 salários mínimos, 14,9% com menos de 1 salário mínimo e 15,6% delas estão desempregadas. Um ponto de destaque é que 82% delas já atua em projetos sociais, o que sugere que a busca pelo MBA está relacionada ao aperfeiçoamento de suas iniciativas.

“Parabéns às mulheres que se inscreveram e apresentaram suas candidaturas. Estamos orgulhosos de poder oferecer uma oportunidade que possa transformar vidas e construir um futuro melhor para elas e para todas as pessoas direta e indiretamente beneficiadas pela atuação delas”, comemora Daniela Nunes.

Financie novas bolsas

A campanha de bolsas vai beneficiar 30 mulheres, mas o Instituto Legado convida a sociedade civil para se juntar a essa iniciativa para que mais inscritas sejam contempladas. “Estimulamos empresas, investidores e todas as pessoas que sentirem-se mobilizadas a financiar novas bolsas para que possamos ampliar o número de vagas. O processo de avaliação será um grande desafio e esperamos poder dar um retorno positivo para o maior número de mulheres possível”, diz a coordenadora acadêmica do Legado. Quem tiver interesse em apoiar essa causa, pode entrar em contato por este formulário.

Seleção

Todas as inscrições recebidas serão avaliadas por uma banca de profissionais que atuam no setor de empreendedorismo social selecionados pelo Instituto Legado e pela Legend Investimentos. A seleção será realizada com base nos seguintes critérios, adotando a pontuação de 1 a 5: 

Impacto: Avaliação do potencial de aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos em um projeto já existente.

Renda: Serão priorizadas as inscrições de mulheres negras de menor renda e maior grau de vulnerabilidade socioeconômica.

Interseccionalidade: Serão priorizadas as inscrições de mulheres negras que pertençam também a outros grupos caracterizados por marcadores sociais que implicam em maior vulnerabilidade social, tais como: LBTQIA+; mães; mães solo; moradoras de áreas periféricas; mulheres com deficiência.

Lista de mulheres selecionadas

1 Maria Sandra Caetano
2 Amanda Cristina Trinchão de Souza
3 Joelma Gomes Ferreira
4 Andréia Pinheiro Almeida
5 Isabel Cristina da Silva Oliveira
6 Bárbara Corrêa de Azevedo
7 Julia Assis
8 Rosyane Maria da Silva
9 Joyce Grasielle Chaves Fonseca
10 Flavia Eloah Santos Barbosa
11 Ana Paula Cavalcanti Ferreira
12 Ana Cristina de Sousa
13 Carolina de Brito Maciel
14 Rosângela Santos Lopes
15 Paula Cristiane Trindade Gonçalves

16 Karen Pereira e Silva
17 Jacqueline Caroline do Carmo Alcântara Lucena
18 Luciene de Oliveira Souza
19 Mônica Fernandes dos Santos
20 Roseane Vieira Moreira
21 Marina Rosa Neves da Silva
22 Amanda Carolina de Oliveira
23 Dauane Conceição Santos de Santana
24 Márcia Regina de Alencar
25 Noeme Ferreira dos Santos
26 Rosimery Soares Loiola
27 Vanderly Regina de Paula Loureiro
28 Ianca Santos de Oliveira
29 Erika Pereira dos Santos
30 Melinda Victoria Carvalho dos Santos
31 Stéphanie Campos Paiva Moreira
32 Pamella Cristina de Oliveira da Silva

Conheça o MBA

A pós-graduação, registrada pelo MEC, possui grade curricular de 440 horas e é realizada na modalidade Educação a Distância pela plataforma Kultivi, que garante maior flexibilidade para o aluno escolher como e onde estudar. É possível concluir o curso entre quatro ou doze meses, dentro do seu ritmo e de forma individual, acessando as aulas, materiais e avaliações no período desejado e não há necessidade de elaboração de um TCC ou monografia.

Os conteúdos do curso são divididos em 11 disciplinas e com aulas gravadas por professores e profissionais renomados da área de impacto. As matérias foram desenvolvidas para criar uma experiência de construção e gestão de iniciativas e negócios de impacto social, possibilitando que o aluno amplie suas habilidades profissionais de maneira alinhada com as transformações sociais e ambientais emergentes.

Saiba mais sobre o MBA Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto AQUI.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp