Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18 de maio640

Um importante e delicado tema ganha destaque nesta sexta-feira, 18 de maio. Hoje é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data que estimula a reflexão sobre o papel da sociedade civil no combate a esse tipo de crime.

Além da conscientização, uma das formas mais eficazes de combater abusos e explorações é a denúncia, que pode ser feita por meio do Disque 100, um canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) que funciona 24 horas por dia. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis. Dados da SDH, mostram que em 2017 foram recebidas 22.324 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. A maior parte delas – 14,93% – foram feitas do Estado de São Paulo. 

O  Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 1988, incentivado por um crime ocorrido no dia 18 de maio de 1973, quando uma menina de oito anos foi sequestrada, drogada, espancada, violentada e morta.

“Infelizmente os dados estatísticos sobre a violência sexual infantil ainda assustam no Brasil. A cada oito minutos, uma criança é vítima. A todo momento escândalos de abuso sexual infantil no esporte, no cinema, na TV, nos mostram o quanto a infância é vulnerável e necessita de proteção.  A luta continua: mobilizar a sociedade, desmistificar conceitos e tabus e educar sobre o tema estão entre os objetivos mais importantes, que são, de certa forma, perpetradores da violência”, explica Jeniffer Tavares, fundadora do Instituto Desenhando Sorrisos, iniciativa que faz parte do Projeto Legado 2018.

O Instituto Desenhando Sorrisos é uma associação de sociedade civil que atua para melhorar a vida de crianças, jovens e adultos sobreviventes de abuso sexual, oferecendo apoio e acompanhamento com psicólogos, auxílio jurídico, educação, cursos e treinamentos para as vítimas, familiares e a comunidade em geral.

Da turma Projeto Legado 2017, o CADI, organização que atua em comunidades de alta vulnerabilidade social, lançou uma campanha para incentivar a denúncia. “Quando você finge que não vê, você é cúmplice – Se você testemunhar uma situação de violência sexual contra uma criança ou adolescente, não se cale. Disque 100″.

Ações na cidade

Em Curitiba, a Fundação de Ação Social (FAS) está promovendo ações de conscientização. ações nas dez regionais administrativas da cidade. Confira algumas delas:

Núcleo Regional Boa Vista

Roda de Leitura – livro Pipo e Fifi: Prevenção de violência sexual na infância
Data: 21 de maio
Local: Unidade de Atendimento Asa Branca (Rua Doutor Homero Ravedutti, 440)

Discussão sobre o filme Que Exploração é Essa?
Data: 22 de maio
Local: Cras Atuba (Rua João Batista Scucatto, 120)

Campanha de orientação à comunidade
Data: 30 de maio
Local: Cras Cachoeira (Rua Rolando Salin Zappa Mansur, 354)

Núcleo Regional CIC

Campanha Essa Luta é de Todos: quebra-cabeça sobre as explorações às crianças e aos adolescentes
Data: 29 de maio, das 13h30 às 15h
Local: Centro Juvenil Madre Clélia Merloni (Rua São Romoaldo, 134)

Mais informações em: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/fas-promove-acoes-de-combate-e-prevencao-ao-abuso-sexual-na-infancia/46141

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp