Desafio de Conexões: Instituto Renascer

Grupo Dignidade e Instituto Renascer

Na série Desafio de Conexões desta semana, vamos apresentar a experiência de uma das organizações sociais que estão no grupo de expansão de impacto do Projeto Legado: Instituto de Ação Social Renascer.

Criado em 1994, o Instituto Renascer atua na área de assistência social para transformar a vida de moradores de Guarapuava, município paranaense com cerca de 180 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por meio de oficinas, projetos sociais, eventos beneficentes e encontros para fortalecimento de vínculos, a organização atende 140 crianças e 80 famílias.

No Desafio de Conexões, o Instituto Renascer visitou três empreendimentos sociais: Grupo Dignidade, Worldfund e Associação Ita Wegman. “A proposta instigou o conhecimento a tantos trabalhos lindos e inspiradores como o grupo Dignidade, que é uma das primeiras instituições de LGBT do Paraná. Suas lutas e trajetória nos impulsionam na busca e defesa pelos direitos humanos diariamente. A Worldfund nos motiva pela inovação no sistema de ensino e a Ita Wegman pela experiência ímpar e inovadora no trabalho com o ser humano”, relata a assistente social do Instituto Renascer, Micheli Vieira Alves.

Como a proposta do desafio também é criar formas conjuntas de intervenção para impacto social, o encontro com o Grupo Dignidade inspirou a possibilidade de criar um curso de formação de profissionais para atendimento à comunidade LGBT. “Temos como objetivo a identificação, o atendimento, o encaminhamento e a formalização do fluxograma dos casos, no sentido de que este público seja acolhido nos serviços institucionais de maneira a respeitar seus direitos humanos”, explica Micheli.

 

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp