Desafio Conexões: Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral

Sandra visita CADI

Nesta semana, vamos conhecer a organização que está no grupo de expansão de impacto do Projeto Legado e que foi eleita uma das 100 melhores ONGs do país pela Revista Época e pelo Instituto Doar: o Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral.

O CADI é uma coalizão de doze organizações cristãs de referência em ações transformadoras, atuando na proteção à infância, à adolescência, e à família. Existe desde 1994 e seus projetos priorizam o atendimento a comunidades em vulnerabilidade social. Atualmente, o CADI possui unidades em nove estados brasileiros e iniciou seu processo de internacionalização expandindo para a Ásia e a África. O trabalho do CADI se baseia na promoção do acesso à assistência social, formação de lideranças cristãs, educação, arte-cultura, esporte, profissionalização, saúde, segurança alimentar, formação cidadã e advocacy.

No Desafio de Conexões, o CADI conheceu mais de perto as organizações Projeto We Are All Smart (WAAS), Worldfund, Associação Menonita de Assistência Social (AMAS) e Associação Menonita Beneficente (AMB). A experiência permitiu pensar em projetos colaborativos que promovessem tanto o ensino quanto o aprendizado. Em um dos encontros, por exemplo, surgiu a possibilidade do CADI oferecer capacitação aos educadores culturais da AMAS, na modalidade artes circenses, para que a associação possa replicar as oficinas com as crianças e adolescentes atendidos em seus projetos.

Já com o Projeto WAAS, a situação foi inversa. “O WAAS se propôs a capacitar educadores do CADI para atuar com a metodologia do WAAS, tendo em vista que o CADI também desenvolve um projeto de robótica, mas na linha educacional”, afirma a diretora de operações do CADI, Carla Andrade. De acordo com ela, as percepções sobre o Desafio de Conexões foram as melhores, já que a iniciativa permitiu estabelecer pontes e trocar experiências. “Isso tem se mostrado tão ou mais relevante que o acesso a recursos financeiros, agrega os demais aprendizados construídos pelo Projeto Legado até aqui”, afirma Carla.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp