Dar a Mão: o protagonismo materno que gera inovação social

Associação Dar a Mão

Dara nasceu com agenesia de membros. A doença, até então desconhecida pela mãe Geane Poteriko, prejudica o desenvolvimento do embrião e a criança pode nascer sem a mão, o antebraço ou o braço inteiro. Dara chegou ao mundo sem a mão direita. Depois de passar por uma peregrinação atrás de médicos que pudessem ajudá-la a entender o que havia acontecido, Geane chegou ao diagnóstico.

Os temores em relação ao futuro da filha não silenciaram Geane. Em vez disso, ela quis contar para o mundo a sua história, procurar outras mães que passavam pelo mesmo sofrimento. Abriu uma página na internet para encontrar as desconhecidas que compartilhavam as mesmas aflições, muitas ainda não sabiam que era agenesia de membros. Criou-se assim uma rede de conexões que tomou corpo e lançou Geane ao empreendedorismo social. Nascia assim a Associação Dar a Mão.

Além de oferecer apoio, conhecimento e acolhimento para famílias, a organização apostou em pesquisa e desenvolvimento para oferecer próteses mecânicas de baixo custo produzidas em impressoras 3D. Tudo com uma rede de pesquisadores voluntários mobilizados por Geane. A Dar a Mão viabiliza doações e faz todo o acompanhamento durante o processo de adaptação ao uso do dispositivo para garantir a qualidade de vida.

Em 2018, a Associação Dar a Mão foi selecionadas para o Projeto Legado e premiada ao apresentar dois projetos: adaptadores 3D e dispositivos eletromecânicos.

“Nós não conhecíamos as ferramentas necessárias para gerenciar, para organizar e aumentar o nosso impacto. A partir do Instituto Legado, conseguimos institucionalizar o trabalho de uma maneira que, hoje, a Associação Dar a Mão tem bases de extensão locais em todos os estados do Brasil. Conseguimos organizar laboratórios em diferentes regiões e não só em relação à impressão 3D e à tecnologia assistiva, mas também potencializar o trabalho de acolhimento familiar, toda a atenção dada a essas famílias, os projetos de conscientização, todas as campanhas que nós fazemos de inclusão social, melhoria da qualidade de vida e empoderamento das famílias beneficiadas”, relata Geane.

Para saber mais sobre essa história de superação, assista à matéria produzida pela TV Legado. É só clicar na imagem abaixo:

Texto: Stephane Sena

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp