Curso gratuito ensina a trabalhar questões sociais na educação esportiva

curso_samaritans

As inscrições podem ser feitas até 26 de abril; o evento será realizado em Pinhais (PR)

Um ensino que impacte a vida de jovens e crianças por meio do esporte. Essa é a proposta do “Treino Social – Aprendendo no Campo, Vencendo na Vida”, metologia que vai ser compartilhada durante um curso gratuito organizado por meio da parceria entre a Cooperação Alemã, o Grupo de Trabalho Treino Social Brasil e a Samaritan’s Feet. O método utiliza jogos como ferramenta pedagógica dividida em cinco categorias – especiais, iniciais, analíticos, situacionais e formais – e que valorizam as dimensões física, técnica, tática, pessoal e social de alunos e atletas.

O curso, que acontece em Pinhais (PR) entre os dias 27 e 29 de abril, é voltado para treinadores, educadores físicos, professores e gestores de organizações sociais, escolas, iniciação esportiva, clubes de futebol, programas governamentais, iniciativas independentes e demais interessados. “O foco está em profissionais que tem como missão ampliar as visões de mundo dos seus educandos e, quem sabe, futuros atletas, usando o esporte como instrumento para trabalhar as várias formas de desenvolvimento humano por meio da sua prática”, explica o diretor da Samaritan’s Feet Brasil, Wesley Oliveira.

Segundo o Wesley, o treinador é, ao mesmo tempo, um técnico, um educador, um organizador e um líder. Assume a função de instruir e de avaliar as aprendizagens dos seus educandos. “Muitos dos participantes dos treinos de futebol se encontram em situação de vulnerabilidade social e a influência do treinador torna-se ainda maior, pois diante de todos os desafios enfrentados pelas crianças, a necessidade de orientação também aumenta. Diante dessa realidade, surge uma pergunta importante: como é possível para o treinador, ao ensinar os fundamentos do futebol, também auxiliar na formação do indivíduo? É isso que nós buscamos trabalhar no nosso curso”, conta.

Durante a capacitação, os participantes também vão aprender a trabalhar a questão de gênero com crianças, sexualidade com pré-adolescentes, como trabalhar com as crianças a importância da prática de exercícios para a saúde, o perigo dos anabolizantes, respeito às diferenças e ações no ambiente. “O treinador social tem, na metodologia apresentada, uma ferramenta para trabalhá-las de maneira sistemática e progressiva, de forma que os conhecimentos sejam levados também para a vida fora do campo”, finaliza Wesley.

Conteúdo Programático:

• Logística do treino;
• Decisão de um objetivo técnico;
• Competências Sociais, Pessoais, Físicas, Técnicas e Táticas;
• Estrutura de uma sessão do Treino Social;
• Como integrar o conteúdo social à prática do futebol.
• Estimulando a criança para a construção da cidadania;
• Apresentação dos temas sociais: Meio Ambiente, Gênero, Saúde e Cultura de Paz.
• Entendendo o desenvolvimento de crianças entre 6 e 12 anos;
• As fases de formação do Treino Social;
• Características comuns a cada grupo.

Quem vai ministrar o curso:

Aderlucia Nascimento: Bacharelada em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Licenciada em Educação Física pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Possui Licença “C” de Futebol pela CBF Academy. Especializada em Sport for Development DFB (Federação de Futebol Alemã) e GIZ (Cooperação Alemã) em Hennef Germany Master Coach Trainer pela metodologia Treino Social. Atua com desenvolvimento de competências e habilidades para a vida desde 2006. Já capacitou mais 400 treinadores em todo o Brasil através do Grupo de Trabalho do Treino Social.

Amanda Busch R. N. Bezerra: Formada em Educação Física na Universidade Mackenzie em São Paulo, tornou-se especialista em Psicologia do Esporte pelo Instituto Sedes Sapientiae, com especialização em Pedagogia do Esporte Educacional. Atua há 10 anos com Educação pelo Esporte e é responsável pela formação, capacitação e supervisão de outros educadores. É representante do Instituto Passe de Mágica, uma das organizações em que trabalha como membro da Rede Esporte pela Mudança Social. É colaboradora na empresa Reação, onde coordena o programa de Desenvolvimento de Equipe e Pessoas.

Gil Brasil: Formado em Economia pela Universidade Positivo e Matemática e Gestão Estratégica de Negócios pela UTFPR. Especialista em Psicopedagogia Institucional (Universidade Castelo Branco) e Gestão Escolar (Universidade de São Paulo). É fundador do Instituto Atleta Bom de Nota e há 15 anos trabalha com futebol como ferramenta de transformação social na cidade de Pinhais-PR. Faz parte do Grupo de Trabalho Treino Social e é um dos disseminadores da metodologia no Brasil.

Treino Social – Aprendendo no Campo, Vencendo na Vida
Pinhais/PR – 27, 28 e 29 de abril
Faculdade de Pinhais – Avenida Camilo di Lelis, 1151, Pinhais/PR
Contato: Gil Brasil – (41) 9-8414-8096
Inscrições pelo link: https://goo.gl/frKhq6 ou pelo site: http://rems.org.br/treino-social/

 

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp