Comunicação digital e captação de recursos

comunicação digital e captação de recursos

Captar recursos é mais do que uma estratégia para conseguir financiar negócios, projetos ou campanhas, a captação envolve relacionamento constante e transparência com mantenedores. Falar sobre as ações realizadas, para onde foi o dinheiro e o nível de impacto alcançado são formas de manter o ciclo captação>fechamento>relacionamento>prestação de contas e passam diretamente pela área de comunicação. Neste post, damos algumas dicas de como unir comunicação digital e captação de recursos para aumentar seu impacto social.

Site

Muita gente ainda tem dúvidas se deve manter ou não um site. A resposta é: sim. O site representa o endereço oficial do negócio, lugar que reúne informações sobre o propósito, projetos desenvolvidos, parceiros, patrocinadores, prêmios conquistados, entre outros dados relevantes que podem ficar organizados e de fácil acesso. Caso haja uma pessoa da equipe disponível, vale vincular um blog ao site para registrar notícias, depoimentos, artigos e outros conteúdos que podem ser úteis para o seu público e ajudem a aumentar a credibilidade da sua iniciativa. E, claro, não pode faltar uma página que mostre como fazer doações ou apoiar de outras formas.

Redes sociais 

Hoje em dia é impossível fugir das redes sociais. Utilize as ferramentas disponíveis para interagir com o público, discutir temas relacionados à causa e mobilizar apoiadores. Segundo o relatório Digital 2021, produzido pela WeAreSocial em parceria com a Hootsuite, mais de 4 bilhões de pessoas atualmente estão conectadas às redes sociais. O número de usuários foi impulsionado em 2020, primeiro ano da pandemia.

Comunicação no empreendedorismo social: o que você precisa saber

Como aproveitar o engajamento nas redes sociais para captar recursos? Existem diferentes estratégias que podem ser usadas, começando por ter uma um biografia (comumente chamada de “bio”) objetiva e organizada. Escreva em poucas palavras o que o seu negócio faz, inclua uma hashtag relacionada à causa e inclua link para o site ou para as páginas que reúnem vários links, como a linktr.ee.  Nesta página, coloque link direto para a área de doações, contato para investimentos e outras formas de apoio, além de deixar link para site, relatório anual e outras redes. Quem tiver interesse em saber mais sobre a iniciativa terá à disposição o documento que mostra o impacto gerado e os principais resultados conquistados e aqueles que já estiverem inspirados, poderão aproveitar o momento para fazer uma contribuição.

Vale sempre lembrar: se for para manter redes sociais desatualizadas, é melhor tirar o pé do acelerador. Um canal que só tem informações antigas deixa a dúvida sobre a continuidade do projeto.  Intercale conteúdos educativos com institucionais. Conte histórias inspiradoras, mostre transformações reais, divulgue resultados financeiros, compartilhe reportagens que citam a iniciativa e inclua depoimentos de quem apoia a causa – equipe, voluntários, financiadores. Esse conjunto de materiais aumenta o nível de confiança e as oportunidades de captação.

Gostou das dicas? Conteúdos exclusivos sobre marketing, comunicação digital, captação de recursos e finanças sociais fazem parte da grade curricular do MBA em Gestão em Gestão de Negócios e Organizações Sociais. A disciplina oferece as principais ferramentas e estratégias para ganhar visibilidade e captar recursos no campo de impacto.

Aproveite as matrículas abertas.

 

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp