Como está o alinhamento do seu negócio com uma causa social?

adult-3843934_1920

Por Bárbara Moraes*

Segundo uma pesquisa realizada com 1.200 pessoas pela ESPM, Instituto Ayrton Senna e Ipsos, há uma expectativa dos consumidores de que as empresas apóiem causas sociais. 77% dos clientes entrevistados esperam que as empresas contribuam mais para a sociedade e 78% esperam que as empresas invistam mais em causas, do que investiam em anos anteriores. Este apoio pode acontecer com destinação de imposto de renda, doação em dinheiro ou bens e até mesmo fomentando voluntariado corporativo!

A destinação de Imposto de Renda, ainda pouco divulgada diante de seu enorme potencial, pode ocorrer tanto por pessoa física como jurídica. Sendo um recurso já devido à Receita, é uma ótima maneira de praticar responsabilidade social, sem necessariamente “colocar a mão no bolso” e ver o resultado da aplicação de um recurso beneficiando uma causa que está alinhada ao propósito da sua empresa.

Pós-graduação em Empreendedorismo e Negócios Sociais

Matrículas abertas até dia 25/09

Pessoa física pode destinar até 6% do seu imposto devido declarando pelo formulário completo. Já pessoa Jurídica optante pelo lucro real, pode destinar até 1% do seu imposto devido, para as seguintes linhas de incentivo fiscal:

 1% do IR devido para Fia – Criança e adolescente;
+ 1% do IR devido para Fundo do Idoso;
+ 1% do IR devido para PRONON – Pesquisa Oncológica;
+ 1% do IR devido para PRONAS – Pessoa com deficiência;
+ 4% do IR devido para Lei Rouanet – Cultura;
+ 1% do IR devido para Lei do Esporte;

Como a destinação é cumulativa, é possível utilizar até 9% do IR devido de sua empresa, para a dedução fiscal.

A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, que existe há 30 anos com o objetivo de promover meios para melhorar a qualidade de atendimento aos pacientes do Complexo Hospital de Clínicas do Paraná, possui projetos em todas as linhas de incentivo.  O Complexo Hospital de Clínicas (CHC) é o maior hospital 100% SUS do Paraná e 3º maior hospital universitário do país. Desta forma, possui a missão de atender pacientes de todo o Estado do Paraná, com a qualidade e humanização merecida, mesmo com os recursos deficitários do SUS para cumprir com este objetivo.

O CHC também cumpre um importante papel na formação de futuros profissionais da área de saúde e na área de pesquisa médica. A Associação dos Amigos do HC busca mobilizar empresas, empresários e sociedade civil, em prol do hospital possibilitando atendimento de saúde digno e de qualidade. Direito básico de todo ser humano.

Você interessou e quer destinar o seu IR e/ou o IR da sua empresa? Entre em contato!
Fone: 41 3091-1010 / 1031

*Analista de Projetos no Hospitais das Clínicas de Curitiba. Tem Graduação em Recursos Humanos e Gestão Estratégica de Pessoas e pós-graduação em Empreendedorismo e Negócios Sociais

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp