Com aulas online, Projeto Legado capacita iniciativas sociais brasileiras

Projeto Legado

Giovanna Fantinato

Pela primeira vez, as iniciativas selecionadas estão recebendo mentorias e capacitações exclusivamente por meios digitais

Diante da pandemia causada pelo novo Coronavírus, o Instituto Legado aderiu às recomendações das autoridades médicas e, desde março, está em isolamento social. Todas as atividades, antes realizadas presencialmente, agora são realizadas online. Mesmo à distância, a 8ª edição do Projeto Legado continua à todo vapor! Pela primeira vez, as 26 iniciativas selecionadas estão recebendo capacitações e mentorias visando a expansão de impacto social exclusivamente por plataformas online.

Nas capacitações, as iniciativas aprendem sobre inúmeros temas que ajudarão a expandir seu impacto social, como a estruturação jurídica do empreendimento, modelagem de negócios, planejamento estratégico e ferramentas de comunicação para divulgar a marca. Com a crise atual, a importância do conteúdo ofertado no programa ganhou ainda mais força, estimulando que as organizações e negócios sociais se reinventem e consigam manter suas atividades durante e após a pandemia.

Desafios

A coordenadora do Projeto Legado, Ágatha Rocha, afirma que o engajamento e o propósito das iniciativas que participam ativamente das capacitações é o que torna a experiência mais rica e dinâmica. “Um bom exemplo foi a iniciativa deles de criar um grupo, fora do conteúdo programático, com o objetivo de fortalecimento pessoal, trocas de experiências e conhecimentos técnicos, de acordo com as necessidades de cada empreendimento”, afirma. Ela conta que as limitações tecnológicas são os principais desafios para garantir que os participantes do programa tenham experiências 100% positivas.  “Todos têm acesso à ferramenta de videochamada, mas a internet muitas vezes pode ser instável. Temos uma organização, por exemplo, que usa internet via rádio”, explica.

Adaptação

O período atual é atípico, mas muitas organizações e negócios sociais participantes do Projeto se adaptaram e conseguiram manter ou dar sequência às suas atividades. Conheça algumas delas:

  • Inclusive nas Artes

    Promover inclusão social para pessoas com deficiência por meio da arte e de atividades culturais é a missão da Inclusive nas Artes, organização selecionada no Projeto Legado 2020. A associação disponibiliza atividades nas áreas de artes cênicas, visuais e musicais, oferecendo a oportunidade dos participantes desenvolverem e despertarem seus potenciais artísticos. Com o início do isolamento social, as atividades de dança, mosaico e desenho,  estão sendo realizadas por meio de videochamadas. A diretora do projeto, Adriana Villar, comenta que apesar das limitações, a experiência também trouxe pontos positivos. “As aulas online abriram a possibilidade de pessoas que anteriormente não tinham condições de chegar até a nossa sede de participar. Além disso, agora também estamos atingindo pessoas de outras cidades”, afirma.

Para saber os horários das aulas e participar das atividades, basta acompanhar as postagens da organização no Facebook ou mandar uma mensagem para a diretora do projeto, no número (41) 99113-1980

  • Lar Hermínia Scheleder

O Lar Hermínia Scheleder é uma organização sem fins lucrativos que nasceu com o objetivo de acolher crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e que foram vítimas de violência, encaminhados pela Vara da Infância para medidas de proteção. A organização oferece moradia, alimentação, educação, assistência médica e odontológica e acompanhamento psicológico. Com o inicio do isolamento social, e consequentemente, com a suspensão das aulas, a rotina na instituição mudou e as 50 crianças atendidas estão passando o dia inteiro nas casas. Para auxiliar nas atividades escolares, foram realizadas parcerias com iniciativas de reforço escolar, além de aumentarem o suporte para as chamadas mães sociais, que fazem o acompanhamento das crianças no dia a dia.

Saiba mais sobre o projeto.

  • Dunyaben – Liceu de Arte e Cultura

A Dunyaben é uma organização voltada para a disseminação dos saberes tradicionais do oeste africano, mais especificamente de Guiné, promovendo o intercâmbio cultural entre África e o Brasil, por meio de artistas residentes da região. Durante a pandemia, a organização passou a produzir material informativo sobre práticas, vivências tradicionais e fundamentos culturais que buscam ampliar as reflexões e a valorização da África e do povo africano no Brasil. O material dará origem a um e-book, que fará parte de ações educativas em escolas particulares e com estudantes do ensino fundamental. Além disso, a iniciativa desenvolveu o programa Fraternidade Brasil-Guiné, com objetivo de arrecadar recursos para artistas e famílias de Guiné impedidos de trabalhar, devido a pandemia.

    Conheça mais sobre o projeto.

O programa

Os selecionados do Projeto Legado participam de encontros mensais que estimulam soluções de sustentabilidade financeira e expansão de impacto positivo. Além de conteúdo de gestão aplicado à realidade das iniciativas transformadoras, as capacitações promovem conexões e formação de redes. As organizações e os negócios sociais selecionados ainda têm a chance de concorrer a um investimento financeiro de R$ 10 mil.

Sobre o Projeto Legado 2020, Cila Rocha, diretora do Dunyaben, conta que a experiência tem sido de muito aprendizado e trabalho. “O programa nos faz acreditar que mesmo em meio à pandemia, é possível nos reinventarmos e expandirmos ainda mais nossos horizontes”, afirma. Para a coordenadora do Lar Hermínia Scheleder, Giovana Bigarelli, a imersão tem sido muito rica em troca de informações, experiências e cumplicidade entre os participantes. “Ver iniciativas se reinventando neste período de crise é muito inspirador, já que é possível enxergar que o principal objetivo dessas pessoas é realmente ajudar o seu público e transformar a realidade”, ressalta.

Você tem interesse em abrir um empreendimento social mas não sabe por onde começar? Conheça nosso MBA de Gestão de Negócios de Impacto social!

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp