Bárbara Basso: professora do MBA deixa legado de compromisso com a construção de um mundo melhor

Bárbara Basso

Em janeiro deste ano o ecossistema de empreendedorismo social sofreu uma grande perda. Bárbara Basso, que era professora do MBA em Gestão de Organizações e Negócios de Impacto Social, faleceu, vítima de um câncer. Exemplo de compromisso com a construção de um mundo mais justo e sustentável, Bárbara deixou um legado que sempre vai inspirar esta e as futuras gerações.

Trajetória de Impacto

Além de professora no MBA em Gestão de Organizações e Negócios de Impacto Social, Bárbara Basso tinha uma extensa trajetória no setor social. Foi diretora da AIESEC Brasil e coordenou as operações da instituição na Europa. Também atuou em países da América Latina. Na Costa Rica, trabalhou com desenvolvimento de capacidade local para implementar sistemas de microcrédito com comunidades rurais. No Uruguai, atuou em uma organização que capacita profissionalmente jovens de baixa renda. 

Bárbara também foi coordenadora de projetos de apoio a empreendedores na Aliança Empreendedora e trabalhava como desenvolvedora de metodologias para impacto social no Social Good Brasil. Além disso, fazia parte da Tekoha, negócio que oferece apoio para organizações e setores que buscam gerar impacto positivo.

Para a coordenadora acadêmica do Instituto Legado, Daniela Nunes, Bárbara teve um papel importante na geração de soluções sociais e ambientais. “Ela conseguiu demonstrar essa experiência geradora de soluções inovadoras para problemas sociais de forma empática”.

Por meio de aulas gravadas, Bárbara deixou um pouco do seu conhecimento registrado. “As aulas que a Bárbara gravou foram muito didáticas. Criar soluções inovadoras para problemas sociais não é algo simples, mas de alguma forma, a Bárbara conseguiu deixar de uma forma organizada, objetiva e empática os conteúdos que ela ofertou para o curso”, afirma Daniela.

Determinação e força

A empreendedora social Flávia Feliz trabalhou junto com Bárbara no período de gravação das aulas para o MBA. “Tive a oportunidade de conhecer a Bárbara em 2018. Na época, eu coordenava a pós-graduação em Empreendedorismo Social do Instituto Legado e ela tinha sido indicada para ser professora do módulo de Design e Inovação Social. Ela aceitou o desafio e estava super comprometida a dar o melhor de si. Fizemos a gravação das aulas dela em Curitiba (PR) e lembro que ela levou a Gabi, ainda neném, para o set de filmagem. Apesar do pouco contato que tive com ela, ali pude ver toda a sabedoria, determinação, força e compaixão daquela mulher. Com certeza, ela deixou um grande legado que continua a reverberar por centenas de alunos que até hoje são impactados por suas aulas”, conta Flávia. 

Olhar empático

A consultora de Gestão de Projetos Alexandra Meira conheceu Bárbara há dez anos, quando a professora retornou ao Brasil e foi morar pela primeira vez em Salvador (BA), para iniciar o trabalho com a Aliança Empreendedora. A parceria entre as duas se estendeu por diversos projetos. “Chegar no Brasil e ir morar em Salvador,  uma cidade que ela nunca tinha morado antes. Acho que isso traduz muito o perfil dela: ser desbravadora, acreditar muito na vida e na possibilidade de viver, experienciar, criar e pensar coisas de uma forma diferente”, lembra.

O olhar empático pelo próximo sempre esteve presente na vida de Bárbara, como afirma a amiga e colega de trabalho. “De todas as pessoas que eu tive a chance de conhecer e de interagir pelas pontes que ela fez ou nas nossas próprias construções, ela sempre trouxe muita vida. Ela nunca foi engessada. Sempre foi muito flexível e sempre trouxe esse olhar de possibilidades, de criar e de construir formas diferentes, sempre acreditando muito no potencial do ser humano do outro lado”, finaliza Alexandra. 

Propósito

A foto que ilustra este texto é significativa. Foi publicada por Bárbara em 2017, quando ela estava grávida. A professora, que sonhava com um mundo mais justo para sua filha, dedicou a vida a esse propósito e deixou um mundo melhor não só para a filha, mas também para todos nós. 


Texto: Sabrina Fernandes e Stephane Sena, com informações da Tekoha
Foto: Reprodução/Facebook Bárbara Basso (2017)

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp