ASID Brasil e a construção de uma sociedade inclusiva

ASID Brasil

A ASID fez parte do Projeto Legado 2013 e foi uma das instituições vencedoras do Prêmio Legado

A ASID é uma organização social voltada à construção de uma sociedade inclusiva por meio de projetos de responsabilidade social, como voluntariado, inclusão no mercado de trabalho e desenvolvimento de gestão de organizações parceiras. Com mais de dez anos de atividades, tem mais de 100 mil pessoas impactadas e mais de 7 mil voluntários. Também possui reconhecimento a partir de prêmios nacionais e internacionais, como o Melhores ONGs Época e o United People Global.

Entre os vários programas criados pela ASID está o Empreenda, que ensina empreendedorismo para pessoas com deficiência e suas famílias Nos últimos três anos foram beneficiadas 164 famílias de 34 cidades.

Dados de 2019 do Ministério do Desenvolvimento Social mostraram que 2,6 milhões de famílias cujo algum integrante é pessoa com deficiência estavam em situação de pobreza. Por isso, a capacitação dessas pessoas para o empreendedorismo pode ser uma forma de promover autonomia financeira e qualidade de vida. “Permite que elas possam comprar remédio, ter plano de saúde, investir em lazer ou até guardar dinheiro. Além do poder de consumo, a geração de renda dá a perspectiva de um futuro melhor”, avalia a diretora executiva da ASID, Isabela Bonet. 

Além de promover a autonomia financeira, o Programa Empreenda dá mais visibilidade para as pessoas com deficiência e familiares e gera o sentimento de pertencimento. “Elas passam a fazer parte de um grupo em que se sentem à vontade para falar sobre suas inseguranças, é um espaço em que elas se identificam e se apoiam”, complementa Isabela.

Como a ASID começou

Em 2019, os fundador da ASID, Alexandre Amorim e Luiz Hamilton Ribas, contaram à TV Legado que a inspiração para a criar a organização veio da irmã de Alexandre, Laura, que tem que tem síndrome de down e autismo. Quer saber mais? Assista ao programa completo:

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp