Aplicativo Se-HUB reúne cases de empreendedorismo social

app cases de empreendedorismo social

O projeto voltado à educação na área de empreendedorismo social inclui aplicativo com cases inspiradores, incluindo o Instituto Legado

Com o mundo em constante mudança e com as desigualdades e questões ambientais cada vez mais em evidência, o número de jovens conscientes e engajados em causas sociais tem aumentado. Muitos deles querem mudar mudar o mundo, mas não abem por onde começar. Foi pensando em aproximar esse público com o ecossistema de empreendedorismo social que nasceu o projeto SE-HUB. 

Com a missão de criar e empoderar novos agentes de mudanças, o projeto capacita jovens interessados em causar impacto positivo, oferecendo treinamentos e materiais educativos. O objetivo é estimular que sejam capazes de colocarem em prática iniciativas inovadoras de impacto em suas comunidades. 

Cases de empreendedorismo social

Para isso, uma das frentes do projeto foi o desenvolvimento de um aplicativo com materiais didáticos sobre empreendedorismo e inovação social. Por meio da ferramenta, o jovem tem fácil acesso a dois e-books voltados à capacitação na área de organizações e negócios sociais. A iniciativa também reúne mais de 70 exemplos de empreendimentos sociais espalhados por todo o mundo. O Instituto Legado foi um dos cases de boas práticas selecionados para representar o Brasil, ao lado de outras 12 iniciativas impacto social: Aliança Empreendedora, Grupo Dignidade, Projeto Compostar, Instituto Laura Fressatto, Social Good Brasil, Pastoral da Criança, Projeto Acordes, Justa Trama, ASID Brasil, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Veever e Badu Design. Para saber mais sobre todos os cases escolhidos, acesse o site do programa.

Treinamentos

O projeto é internacional, sendo realizado na Bulgária, na Grécia, no México, na Namíbia, na África do Sul e no Brasil. Aqui, quem representa o país é a Escola de Negócios da PUCPR. Em 2019, representantes dos seis países se encontraram para discutir pautas e realizar pesquisas sobre o assunto, e a partir daí, desenvolveram materiais didáticos, um portal na internet e o aplicativo que concentra os estudos. No fim de 2020, será realizado no Brasil formações para estudantes universitários e instituições do terceiro setor com o material produzido. Os treinamentos e as ferramentas de aprendizado são destinados para jovens que já trabalham com alguma iniciativa social ou jovens interessados em construir uma carreira na área. 

Para saber mais sobre o projeto e conhecer os cases brasileiros, acesse o link. O aplicativo está disponível em três idiomas: português, espanhol e inglês e pode ser baixado aqui.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp