5 passos para se inscrever no Projeto Legado 2021

inscrição projeto legado 2021

Chegamos aos últimos dias das inscrições para a 9ª edição do Projeto Legado, programa de aceleração voltado para iniciativas que geram impacto social e/ou ambiental positivo. Se você quer participar da seleção e ainda não sabe por onde começar, preparamos um guia que vai te ajudar nessa tarefa.

Nesta edição, o Instituto Legado lançou um novo formato de inscrições em parceria com a Panic Lobster, startup nascida no Vale do Silício que tem como missão ajudar as pessoas a desenvolverem habilidades empreendedoras. Utiliza realidade virtual para treinamento de comunicação e oferece um gravador de apresentação para melhorar as performances.

A partir de agora, as iniciativas candidatas poderão fazer inscrição na plataforma da Panic Lobster, incluindo dados, informações sobre impacto gerado, apresentação em slides e gravação de pitch. Se você quer participar do programa de aceleração do Instituto Legado e não sabe por onde começar, preparamos um guia com cinco passos para que você não perca a oportunidade de aprender ferramentas de gestão, expandir impacto e fazer conexões!

O Projeto Legado 2021 acontecerá de março a outubro e será 100% online com formações, mentorias, desafios e bancas de avaliação. Representantes de iniciativas interessadas na aceleração deverão preencher todos os campos da ficha de inscrição e enviar os arquivos exigidos. Confira o passo a passo:

1 – Faça o download do edital e leia atentamente

Antes de participar de qualquer processo seletivo, é fundamental saber quais são as regras do jogo e se você se enquadra nos critérios estabelecidos. No caso do Projeto Legado 2021, podem fazer inscrições projetos sociais ou negócios sociais que estejam atuando há, pelo menos, um ano.

Projetos Sociais são os projetos de intervenção social e/ou ambiental construídos para gerar impacto positivo, independente de possuírem configuração jurídica, que já estejam em andamento, e que pretendem se estabelecer de maneira sustentável.

Já os negócios sociais são como um negócio tradicional, geram suas próprias receitas a partir da venda de produtos e/ou de serviços em áreas como educação, saúde, nutrição e tecnologia, porém, sua motivação de existir é primordialmente ou exclusivamente por uma causa social e/ou ambiental. Faça o download do edital aqui.

2 – Preencha a ficha de inscrição com dados gerais

O segundo passo é iniciar o processo de inscrição, disponível no site  https://projetolegado2021.paniclobster.com. No primeiro campo, são solicitados os dados do representante ou da representante da iniciativa e informações como CNPJ (se houver), estado, cidade em que a iniciativa atua.’

3 – Descreva a situação da iniciativa e o impacto gerado

O próximo campo da ficha de inscrição pede informações mais detalhadas, que contextualizem a forma como a iniciativa atua. Esse é o momento de indicar se trata-se de um projeto ou de um negócio social, quando iniciou as atividades, o que faz, qual problema busca resolver, qual é a solução desenvolvida, entre outros itens.

Atenção: nessa fase é preciso confirmar se realmente haverá disponibilidade para participar de todas as capacitações do Projeto Legado. A aceleração acontece de março a outubro de 2021 e exige dedicação e presença durante todo o período. 

4 – Fazer upload de uma apresentação em PDF

Prepare uma apresentação de slides sobre a sua iniciativa e salve no formato PDF para inserir na plataforma durante a inscrição. O conteúdo sugerido deve contemplar uma breve apresentação da instituição, problema x solução, atividade, impacto no público atendido, produto (se tiver) e aquilo que for julgado importante para o processo seletivo. Também é importante falar sobre os motivos do interesse em participar do Projeto Legado.

5 – Gravação de pitch

Reta final! Em cima da sequência de slides, você deve gravar na plataforma um pitch em áudio de 2 minutos sobre o projeto ou negócio social. O pitch é uma técnica de apresentação curta e direta, que tem o objetivo de despertar interesse utilizando apenas as informações essenciais e impactantes. 

Importante: sua inscrição só será finalizada mediante preenchimento de todas as informações deste formulário e envio da gravação.

Seleção do Projeto Legado 2021

Após o encerramento da fase de inscrição, o comitê de seleção do Projeto Legado analisará as informações e os arquivos solicitados. Depois de observado o atendimento dos requisitos e a inexistência de impedimentos, a seleção será realizada com base nos seguintes critérios: 

Impacto – Clareza na dimensão e relevância do impacto para a sociedade e o público beneficiado.

Criatividade – capacidade de solução de problemas e criação de oportunidades.

Visão e planos de futuro – visão da iniciativa sobre seus próximos passos, desafios e futuro esperado. 

Liderança e capacidade organizacional – forma como a iniciativa organiza suas atividades e tomadas de decisão.

Viabilidade – modelo de como a organização visa garantir a sustentabilidade financeira da ação ao longo do tempo.

Formação de redes e advocacy – potencial de atuação com outras iniciativas que contribuam para a mesma causa e sensibilização de atores para a sua causa.

Quer saber mais sobre o programa, inscrição e facilitações? Assista à gravação da live feita pelo Instituto Legado, com a participação de James Marins, Ágatha Rocha, Julyanna Costa, Fernanda Andreazza, Fabiane Sakata, Judária Maia e Alexandre Amorim.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp