5 lições de Advocacy para Organizações e Negócios Socioambientais

bonecas-de-papel-branco-em-circulo_23-2148144467

Advocacy é uma ferramenta essencial para potencializar o impacto de empreendimentos sociais 

Você sabe o que é advocacy? Vamos imaginar que você está andando pela praia e se depara com uma ponte de madeira. A aparência da estrutura não é das melhores e, ao passar por ela, uma tábua se solta e seu pé fica preso em um vão. Dias depois, ao passar por lá, você vê outras pessoas enfrentando a mesma situação. Para ninguém passar pelo mesmo problema, você decide trocar as tábuas que estão mais precárias. Mas o problema e as constantes reclamações continuam. Então, como proceder? Uma possível resposta para esse desafio, é a resolução do problema em conjunto com o Estado, que poderia construir uma nova ponte, mais segura e resistente. 

Resumidamente, essa é uma metáfora para o que seria o termo advocacy na prática. No ecossistema de empreendedorismo social, advocacy é a demanda para que as iniciativas de impacto socioambiental atuem nas raízes de um problema, de forma conjunta com o Estado. Essas ações têm o objetivo de influenciar a formulação, aprovação e execução de políticas públicas junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. 

Conhecido como “lobby do bem”, o advocacy pode ser realizado por pessoas físicas, empresas e organizações sociais. Ainda assim, o termo tem um peso muito importante para empreendimentos sociais, já que é uma maneira extremamente eficiente de potencializar seu impacto. Confira cinco dicas para a estruturação de advocacy na sua organização: 

Lições de advocacy para empreendimentos sociais

  • Conheça bem o ambiente 

Existem muitos canais institucionais estatais que permitem as pessoas demonstrarem seus interesses e opiniões sobre decisões políticas. Com isso, elas oferecem aos cidadãos a capacidade de incidir diretamente em políticas públicas. Entender a diferença entres os três poderes e seus canais de participação é essencial, já que garante mais eficiência no processo de reivindicação. Confira a tabela: 

advocacy

Livro Empreendedorismo e Inovação Social no Contexto Brasileiro

  • Trabalhe em grupo

O trabalho de advocacy deve ser realizado não só entre a organização social e o Estado, deve envolver toda a sociedade. Desde empresas, pesquisadores e pessoas ativas na causa social. Para isso, faça parcerias com atores que compartilham os mesmos valores e que tenham os mesmos objetivos da sua organização. Lembre-se, quanto maior a pressão e mobilização por melhorias socioambientais, melhor. 

  • Monitore

O monitoramento da política permite saber o que está sendo debatido e as tomadas de decisão em determinados assuntos, como projetos de lei sendo votados e decretos. Portanto, é fundamental conhecer o sistema político brasileiro e entender como funciona o processo decisório. 

  • Faça mapeamentos

No mapeamento, deve-se verificar quem são os atores relevantes, suas funções e posicionamentos. Por exemplo, se o escopo da sua organização é voltado para a área educacional, você deve observar o Ministério da Educação, quem é seu ministro, quem faz parte da equipe, quais suas posições, onde já atuaram, suas linhas de atuação, etc. 

  • Foque na estratégia

A estratégia é a parte mais importante do processo de advocacy. Ela guia a organização para encontrar alternativas mais adequadas e viáveis. Nesse momento, é fundamental pensar em quais são os recursos que serão utilizados, com quais investimentos e representantes. Criar uma rede de mobilização, conseguir espaço na mídia e formular um plano eficiente são fatores decisivos para conseguir um bom resultado de advocacy. 

Quer saber mais? Advocacy e Influência de Políticas Públicas é um dos módulos ensinados no MBA online de Gestão de Negócios de Impacto Social, curso desenhado pelo Instituto Legado e oferecido pela Universidade Positivo. Clique aqui e saiba mais sobre como alavancar sua carreira de impacto.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp