5 dicas para atuar no empreendedorismo social

dicas_empreendedorismo_social

A criação de negócios com o propósito de resolver problemas sociais tem sido constante no Brasil. Na última edição do mapeamento realizado pela Pipe.social, foram encontrados 1.002 empreendimentos de impacto socioambiental positivo no país. Se você está pensando em iniciar uma trajetória no ecossistema de empreendedorismo social, confira as dicas que preparamos:

1. Identifique a sua dor
Chamamos de “dor” uma questão social que gera um incômodo particular. Aquele problema que, entre tantos que ainda persistem no país, gera em alguém uma vontade especial de tentar resolvê-lo. Pode ser a falta a violência em um bairro gerada pela falta de espaços de lazer, a taxa de abandono em uma determinada escola, a falta de acesso de jovens da periferia à tecnologia…são inúmeras possibilidades.

2. Conheça tudo sobre o problema
Além de identificar o problema, é importante encontrar os fatores que o desencadeiam. Falta de política pública? Apatia da população? Falta de conexão entre os diferentes setores? Quem são as pessoas envolvidas?

3. Conheça a rede de negócios que já atuam no setor
O setor de impacto positivo é feito de conexões e parcerias. Busque iniciativas que já tentam resolver o problema de alguma forma. Quem sabe, somando forças, vocês podem impactar mais pessoas?

4. Comece a desenhar um projeto
Esse é o momento de criação. De que forma você poderia resolver esse problema? Como as pessoas seriam atendidas? Quais ferramentas seriam necessárias? Você poderia tocar o projeto sozinha(a) ou dependeria de uma equipe? Esse projeto é relevante para o meu público? Nessa etapa, também vale convidar os futuros beneficiários diretos ou indiretos para uma co-criação.

5. Busque informações
O setor de empreendedorismo social é relativamente novo no Brasil, porém, está bem consolidado em muitas regiões. Existem muitos materiais, cursos e fontes de informação que podem te ajudar nessa jornada. Aqui no Instituto Legado, por exemplo, temos um blog cheio de novidades e temas de impacto, e um canal audiovisual com conteúdos focados no ecossistema de impacto. Além disso, oferecemos acelerações para negócios e startups sociais, cursos livres e programas de pós-graduação em empreendedorismo e negócios sociais.

Confira um dos vídeos que lançamos na TV LEGADO:

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp