10ª edição do Projeto Legado começa com pitches das iniciativas selecionadas

Projeto Legado 2022

Neste ano, o programa de aceleração conta com a participação de iniciativas de quatro regiões do Brasil

O Projeto Legado 2022 começou! No dia 17 de março, as iniciativas selecionadas tiveram a primeira capacitação e participaram de uma live para apresentar o trabalho que estão desenvolvendo em diferentes regiões do país. Nesta edição, metade das vagas foram destinadas para projetos de impacto da Amazônia e da Mata Atlântica. As 40 organizações selecionadas são de 13 estados e do Distrito Federal.  

As inscrições para a 10ª edição do Projeto Legado foram até o mês de fevereiro e agora começa a fase prática. Nesta etapa, os projetos, negócios ou Organização da Sociedade Civil (OSC) selecionadas passarão por um período de aceleração, onde irão desenvolver um projeto de expansão de impacto. Ao final das mentorias, os melhores projetos participarão do Prêmio Legado e terão a chance de receber o investimento de R$ 10 mil para investir em expansão de impacto.

O evento de apresentação foi transmitido no canal do Instituto Legado no YouTube e contou com a participação de representantes de cada iniciativa selecionada, além do presidente do Legado, James Marins, a vice-presidente, Glaucia Marins, e a facilitadora de impacto Ágatha Rocha. James iniciou dando boas-vindas aos representantes e explicou sobre as dimensões do DNA do empreendedor social.

“É preciso pensar nas dimensões do DNA do empreendedor social, ou seja, olhar para si mesmo e avaliar a intensidade do seu propósito. Avaliar a sua capacidade de inovação e sua atitude, que é sua capacidade psicológica. Esses três pilares serão desenvolvidos aqui. Do ponto de vista das ações, temos sempre que enxergar os três pontos de vista: da inclusão, da diversidade e da ecologia – um capítulo muito especial esse ano no Projeto Legadol”, destacou James Marins.

Iniciativas de 32 cidades foram selecionadas

Nesta edição do Projeto Legado, além das vagas destinadas exclusivamente a projetos da Amazônia e Mata Atlântica, módulos focados exclusivamente na contribuição ambiental serão inaugurados. A necessidade de contribuir com o meio ambiente se dá em todos os âmbitos, inclusive nas iniciativas sociais. A causa que mais conta com iniciativas em 2022 é o meio ambiente, 11 organizações estão focadas nesse tema. Logo em seguida vem a educação, com oito, e assistência social, com seis.   

O estado de São Paulo possui dez das 41 iniciativas selecionadas, o Paraná fica em segundo lugar, com oito, e em terceiro vem o Pará, com cinco.

Pitches de apresentação do Projeto Legado 2022

Os representantes das iniciativas tiveram um minuto e meio para se apresentarem e explicarem seus projetos. “Ser selecionado dentre mais de 100 iniciativas incríveis, só nos faz perceber que estamos no caminho certo. Fazer parte do ecossistema de impacto do programa, com todo o desenvolvimento que nos será ofertado nesses próximos meses já nos transformou bastante”, comemora o empreendedor social Thiago Teles, da Drive Thru Ambiental. 
Ficou interessado em saber quais iniciativas foram selecionadas? Confira a lista abaixo com os detalhes sobre cada uma delas. Caso queira assistir a live na íntegra, clique aqui e confira como foi a noite de abertura.

NomeCidade / EstadoPerfilÁreaAtividade
Abelhas nativas, Agroecologia e Turismo de experiênciaBonito – MGNegócio SocialMeio AmbienteBusca ampliar o conhecimento sobre as abelhas nativas sem ferrão e contribuir para a criação desses exímios polinizadores. Oferece venda de mel, própolis, pólen e núcleos de abelhas nativas sem ferrão.
AmaziliaCuritiba – PrNegócio socialConsumo conscienteTrabalha no varejo de produtos sustentáveis e/ou socioambientais. Através da comercialização destes produtos procura levar ao consumo consciente, auxiliar na divulgação e captação de recursos de projetos, associações e iniciativas socioambientais.
Ambiente LivreCuritiba – PRNegócio socialMeio ambienteCria e aplica atividades com objetivo de tornar a sociedade mais atenta aos problemas ambientais causados pelo nosso modo de vida e na forma de minimizá-los.
Associação de Pais de Down de Pelotas – ADAPBELPelotas – RSOSCAssistência socialAtende pessoas com Síndrome de Down e seus familiares.
Bem+ArteBelo Horizonte – MG OSCCulturaPromove a educação da arte e pela arte, através da arte-educação como linguagem expressiva e forma de conhecimento, com objetivos de democratizar e descentralizar o acesso e fruição à arte, conectar arte e cultura com educação, social, saúde, bem-estar e meio ambiente e propiciar a inclusão e acessibilidade dos mais vulneráveis, a fim de contribuir para a educação integral, o desenvolvimento humano e a transformação social.
Casa da Criança do TaquaritubaTaquarituba – SP OSCEducaçãoPromove ações de educação, saúde e assistência social para 420 crianças de 0 a 6 anos, de forma a fortalecer o vínculo familiar, promover o desenvolvimento infantil integral e complementar as ações de prevenção à violência infantil.
Chemical Treinamento e Inovação TecnológicaManaus – AMNegócio socialMeio ambienteVisa a preservação dos recursos naturais, e desenvolvimento de tecnologias sociais, unidos com responsabilidade técnica e sustentabilidade.
Clube AhimsaPorto Alegre – RSNegócio socialMeio ambienteClube de compostagem que realiza a coleta e gestão de resíduos orgânicos domiciliar, entregando recompensas mensais aos assinantes
Dança do ParixaraPacaraima – RRProjeto socialEducaçãoBusca valorizar os rituais indígenas dos povos indígenas da comunidade Boca da Mata, exaltando a Natureza e as relações sociais e ambientais.
Desenvolvimento da meliponicultura na Serra do MarCuritiba – PRNegócio socialConsumo conscienteApoio e incentivo aos produtores de mel e derivados das abelhas sem ferrão, além de levar conhecimento sobre a importância das abelhas para os sistemas vegetais por meio de produtos altamente nutritivos e saborosos.
Deveras AmazôniaSantarém – PANegócio socialConsumo conscienteDesenvolve produtos alimentícios com ingredientes que brotam da floresta, unindo ciência e tradição nos preparos, valorizando a floresta e os povos que sobrevivem dela.
DiveThru AmbientalManaus – AMNegócio socialSensibilização ambientalIniciativa de impacto socioambiental em relação ao descarte correto de todas as coisas que não nos fazem mais sentido. Busca mostrar que podemos incentivar a renda e qualidade de vida de pessoas que dependem desse material para uma vida melhor.
Educação AmbientalBrasília – DFNegócio socialMeio ambienteLevamos a beleza e a importância da Mata Atlântica em formato de exposição itinerante para os espaços públicos, a fim de promover a educação ambiental, a preservação, a conservação e a recuperação do bioma.
Educasol BrasilVolta Redonda – RJProjeto SocialEducaçãoPrograma de educação colaborativo e sustentável, que arrecada materiais escolares usados que ainda podem ser reutilizados por crianças em situação vulnerável.
Flor de Jambú – Sabores da AmazôniaBelém – PANegócio socialDesenvolvimento localFacilita acesso aos produtos e ingredientes da Amazônia através de um e-commerce. Atua com pequenos produtores/empreendedores da região que entendem a importância de manter a floresta em pé.
ICAMA – Instituto de Conservação Ambiental do Morro AgudoBarra do Chapéu – SPProjeto socialMeio ambienteVisa a conservação ambiental na prática, ativa e constante no interior do estado de São Paulo. Trabalha com educação ambiental, sustentabilidade, amparo socioambiental, criação de unidades de conservação, análise de potencial de biodiversidade de áreas nunca antes estudadas e muito mais, sempre gerando conservação.
Instituto AraticumNova Friburgo – RJProjeto socialMeio ambienteInstituto com viés ambiental e cultural que utiliza oficinas, visitas, programa de rádio e libera o espaço para trabalho de pesquisa acadêmica, formando um modelo de estrutura permacultura.
Instituto BoldSão Paulo – SPProjeto socialEducaçãoOferece qualificação para todos que buscam acelerar seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Instituto C – Criança, Cuidado e CidadãoSão Paulo – SP OSCAssistência socialBusca fortalecer os vínculos familiares e prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento das potencialidades de cada uma das famílias de acolhimento, escuta qualificada e um trabalho multidisciplinar e em rede.
Instituto Oportunidade Brasil – IOBVitória – ES OSCEquidade de gênero e/ou raçaAtua para aumentar a inclusão de jovens afro-brasileiros, em situação de vulnerabilidade social no cenário Educacional e Profissional.
Instituto Rosa Del EsteCaxias do Sul – RS OSCAssistência socialPresta atendimento a mulheres vítimas de violência na cidade de Caxias do Sul, onde podem ressignificar suas dores e transformar suas vidas, através de um atendimento humanizado e transdisciplinar.
Libras em todos os lugaresBelo Horizonte – MGNegócio socialEducaçãoEnsina Libras (Língua Brasileira de Sinais) para crianças, adolescentes e profissionais, através de cursos específicos para os profissionais e também na produção de livros paradidáticos para as escolas.
Marakaiah Escola de NaturezaCuritiba – PRNegócio socialEducaçãoAtua na valorização e conservação da biodiversidade através de experiências diferenciadas de contato com a natureza.
Mulheres Quilombolas construído a autonomia na defesa do bem viverAbaetetuba – PAProjeto socialDesenvolvimento localVisa o aumento da capacidade produtiva dos quintais agroecológicos melhorando o modo de vida das mulheres e consequentemente das famílias, agregando valor e proporcionando autonomia financeira para as mulheres das diversas faixas etárias, que dependem quase que exclusivamente dos Programas de Transferência de Renda.
NAAtiva ProjetosSorocaba – SPNegócio socialEducaçãoTem como objetivo auxiliar pessoas, empresas e organizações a buscarem boas práticas em Sustentabilidade, Educação e Cidadania e cuja atuação está diretamente alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2020-2030 da ONU.
Njinga Moda AfroAparecida de Goiânia – GONegócios sociaisEquidade de gênero e/ou raçaPropõe a criação de alternativas no desenvolvimento e fortalecimento dos empreendimentos liderados por mulheres negras, possibilitando oportunidades de investimento, formação de gestão e abertura de mercado, na perspectiva da economia solidária, colaborativa e de abundância.
Núcleo de mulheres do Alto do RosarinhoAparecida de Goiânia – GOProjeto socialEquidade de gênero e/ou raçaIniciativa que reúne e organiza mulheres periféricas, mães e chefes de família da comunidade do Alto do Rosarinho em Cachoeira-BA.
Planeta Água – Instituto Bella ArteIlhabela – SPCulturaPropicia a melhor abordagem sobre educação ambiental para preservação das águas e do planeta através da produção de podcasts e de webserie.
Projeto EcoPlanSão José dos Campos – SPProjeto socialEducaçãoCapacita alunos da rede pública de ensino de comunidades em vulnerabilidade socioeconômica de São José dos Campos/SP por meio da criação de sistemas de irrigação em hortas.
Projeto RevalorizeSão José dos Campos – SPProjeto socialRedução de desigualdadesCapacita e empodera mulheres em vulnerabilidade socioeconômica da região Sudeste de São José dos Campos, por meio da confecção e venda de produtos artesanais sustentáveis com o intuito de melhorar a qualidade de vida.
ProtagonizeJoão Pessoa – PBProjeto socialEducaçãoApoia jovens a protagonizar o seu futuro por meio da educação, além de promover oportunidades de desenvolvimento equalitário para todos os jovens de escolas públicas das regiões Norte e Nordeste.
Rede MondóBreves – PADesenvolvimento localDesenvolve soluções sociais e ambientais para fortalecer territórios amazônicos vulneráveis a partir do ambiente escolar.
Restaurae – Restauração Ambiental Sistêmica e Valorização da SociobiodiversidadePorto Alegre – RSNegócio socialMeio ambienteFacilita a transição para uma Agricultura Regenerativa e damos escala à Restauração de Ecossistemas.
Solalis – Barcos Elétricos na AmazôniaManaus – AMNegócio socialInclusão econômica e tecnológicaDesenvolve barcos elétricos e eletropostos solares na Amazônia, gerando significativo impacto sócio-ambiental.
Tecendo CaminhosPonta Grossa – PRNegócio socialAssistência socialRealizam atividades de promoção a geração de trabalho e renda comunitários, através de práticas produtivas realizadas nos cursos de costura e bordado.
Transborda CaiçaraGuaraqueçaba – PRProjeto socialAssistência socialAtua através de projetos de salvaguarda das manifestações culturais da cultura caiçara, além do auxílio na luta pelos direitos e no acesso à informação no que tange a educação e a saúde das comunidades ribeirinhas do município de Guaraqueçaba-PR, realizando ainda mutirões médicos clínicos e pediátricos.
TransbordoCuritiba – PRNegócio socialMeio ambienteConectam os atores da Logística Reversa
Santa Food – Transformando as cidades através da micro economia verde circularSão Paulo – SPNegócio socialConsumo conscienteAg Foodtech de impacto de micro economia verde circular: sustentabilidade com inteligência de negócios e tecnologia, match oferta/demanda por micro regiões, gerando renda para famílias rurais e urbanas. Atua com Ecoagricultura e Segurança Alimentar.
Uma muda que muda tudo!São Gonçalo – RJNegócio socialMeio ambienteReciclagem de resíduo orgânico com produção de adubo (substrato) para ser usado em um viveiro de mudas de árvores nativas da mata atlântica do RJ, em especial as apropriadas para o enriquecimento da diversidade e a restauração de áreas de nascentes, matas ciliares e terrenos degradados.
ViváBelém – PANegócio SocialDesenvolvimento localComercializa produtos e capacita as catadoras de recicláveis de Belém para beneficiarem o plástico que tem baixo valor agregado, para a produção de biojóias com as características da Amazônia

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp