Agências da ONU vão apoiar projetos de impacto social criados por adolescentes

juventudes

Foto: PNUD

Você e seus amigos e amigas têm vontade de resolver algum problema relacionado à educação, à empregabilidade ou ao engajamento cidadão, mas sentem que precisam de um empurrãozinho para impulsionar suas ideias? O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) abriram inscrições para a iniciativa “Chama na Solução”, que apoia o desenvolvimento de projetos de impacto social criados por adolescentes.

O programa busca fortalecer e incentivar o potencial dos jovens entre 14 e 24 anos para promover o desenvolvimento. Divididos em dez equipes, os participantes receberão uma formação entre os dias 12 e 14 de fevereiro, com a possibilidade de receber um capital-semente no valor de R$ 4 mil. Além disso, haverá mentoria contínua aos participantes, a partir de fevereiro, para apoiar a implementação das iniciativas criadas durante a formação. Ao fim do processo, há possibilidade de participação na etapa de seleção global, em junho, na qual os projetos serão analisados por uma equipe de especialistas de várias partes do mundo para concorrer a um investimento de até 20 mil dólares.

Inscrições

Os participantes devem estar motivados a resolver problemas que sintam na pele e que tenham relação com os temas desta edição (educação, empregabilidade e engajamento cidadão). As inscrições podem ser feitas por grupos de três a cinco adolescentes e/ou jovens entre 14 e 24 anos residentes nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Escoteiros residentes em qualquer município brasileiro no qual a organização tenha um núcleo também podem se inscrever.

Não serão aceitas inscrições de jovens com iniciativas já em fase de implementação. Todos os selecionados terão o transporte e a alimentação custeados pelo projeto nos dias da oficina presencial. O transporte intermunicipal ou interestadual, a hospedagem e a alimentação dos jovens de fora da Grande São Paulo também ficam por conta do projeto.

As inscrições estão abertas e vão até as 23h59 do dia 19 de janeiro de 2020. Interessados devem se inscrever pelo site: http://bit.do/chama2020.

Sobre o programa

O Chama Na Solução faz parte da iniciativa global Geração Que Transforma (Generation Unlimited Youth Challenge), do UNICEF, e vai acontecer simultaneamente em 40 países em 2020. No Brasil, o Chama é implementado pela organização social Viração Educomunicação, com sede na cidade de São Paulo. Em 2020, contamos com o apoio do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), da Plan International e dos Escoteiros do Brasil.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp