Por Ana Carolina Corágem Campos*
1- Propósito guia a organização para criar a sua identidade
O propósito estabelece um ponto inicial para decidir o que a organização deseja realizar ou alcançar, é o que une as pessoas e faz com que busquem entender quais características específicas que as definem, os valores prioritários, as metas, os objetivos, as finalidades que pretendem realizar e as pessoas que estarão em seu público-alvo.
O propósito ajuda a construir uma identidade para a organização e é por meio dela que outras questões, como a sua constituição jurídica, podem ser definidas. A partir do propósito é que se discute se haverá fins lucrativos ou não, se a organização será constituída somente por pessoas ou por patrimônio.
2 – Propósito influencia na escolha de parceiros
O propósito nos indica quais atitudes, comportamentos, qualidades e valores serão tolerados e exigidos, fazendo com que seja definido o perfil desejado daqueles que colaboram com a organização.
Assim, se o parceiro ou colaborador possuir uma perspectiva diferente e estiver caminhando com uma postura que não esteja em harmonia com o propósito da organização, isto é indício de que talvez seja melhor procurar os que estejam mais alinhados.
3 – Propósito indica quais as fontes de recurso
É por meio do propósito que a organização estabelece suas finalidades, é o que guia a forma pela qual as atividades serão realizadas, como por exemplo, se haverá prestação de serviços, venda de produtos ou ambos.
Estabelecido o propósito da organização, é possível verificar quais serão os recursos necessários para poder concretizá-lo, onde irão buscá-los, se pretende acessar investimentos privados ou investimentos públicos, se deseja captar recursos por meio de editais, leis de incentivos fiscais, parcerias, patrocínios, dentre outros que estejam alinhados com seu propósito.
O propósito guia, orienta, une pessoas e ajuda a definir o caminho que a organização quer trilhar, para poder impactar positivamente em sua área de atuação.