O mundo inteiro comemora hoje, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. A data lembra a importância das lutas femininas por justiça, igualdade de gênero e respeito. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), também serve para celebrar atos de coragem e a determinação de mulheres comuns que desempenham um papel extraordinário na história de seus países e comunidades.
A atuação das mulheres em diferentes frentes sociais é uma necessidade. Segundo o Mapa da Violência, só em 2013 foram assassinadas no Brasil 4.762 mulheres – são 13 mortes por dia. Do total de assassinatos, mais da metade (50,3%) foi cometida por familiares. No mercado de trabalho, as mulheres ainda enfrentam a desigualdade salarial, um problema que já existia no início do século 20. Mas esse desafio, assim como tantos outros, tem se tornado combustível não só para a busca por direitos como para o empoderamento e a presença cada vez mais frequente de mulheres no mercado de trabalho.
Na área do empreendedorismo, a presença da mulher já é uma constante. Tanto, que em 2014 a ONU instituiu a data de 19 de novembro como o Dia Global do Empreendedorismo Feminino. Na Rede Legado, por exemplo, as mulheres são maioria. Com perfil empreendedor, seja para negócios sociais, seja para organizações de terceiro setor, elas mostram, diariamente, como suas atuações podem ser pontes para a transformação social.
E justamente para celebrar esse dia tão importante, pedimos a diferentes empreendedoras sociais que falassem sobre o papel do protagonismo feminino no setor social. As respostas, além de mostrarem um pouco da experiência vivida por elas, são uma verdadeira fonte de inspiração. Confira:
Bárbara Moraes, gestora do Instituto Legado e coordenadora do Socialworking
Beatriz Groxco, gestora do Instituto Legado
“Nós, mulheres, somos dotadas de amor e compaixão, além de muita garra. Esses ingredientes são fundamentais em todas as ações sociais. Portanto somos, por natureza, empreendedoras sociais”
Gláucia Marins, advogada e co-fundadora do Instituto Legado
Marcelle Borges, diretora da TETO Paraná
Raquel Corrêa, diretora da Linyon
Taís da Silva Ribeiro, designer na Bonfim Bike
Veja mais dos grandes momentos das mulheres que formam a Rede Legado:
[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”]
[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]