7 ideias de empreendedorismo social

ideia

Está precisando de uma boa dose de inspiração para tirar do papel aquele projeto de impacto social? Nós podemos ajudar! Criado para fortalecer o ecossistema de empreendedorismo social, o Instituto Legado oferece anualmente um programa de aceleração para iniciativas de impacto socioambiental positivo: o Projeto Legado. Em sua sétima edição, o PL já beneficiou 160 organizações e negócios do país. Nossa história está cheia de bons exemplos de empreendedorismo social e, para te inspirar, listamos aqui 7 cases de negócios e iniciativas que passaram pelo Projeto Legado e estão fazendo a diferença no mundo. Confira:

Ateliê Bicudinho-do-brejo

Negócio de impacto socioambiental que tem a missão de utilizar a arte como ferramenta para promover conservação da natureza e qualidade de vida. Trabalha principalmente na confecção de peças de cerâmica únicas, que remetam a temas da biodiversidade brasileira e do mundo dos animais. Parte do lucro dos produtos do ateliê é revertido para a manutenção da Reserva Bicudinho-do-brejo, localizada em Guaratuba (Paraná).

Badu Design

Negócio social que leva aos consumidores produtos de papelaria, presentes e organização feitos à mão por mulheres em vulnerabilidade social, utilizando resíduo têxtil. Atualmente cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis são descartados no meio ambiente e somente 36 mil toneladas são reaproveitadas. O restante é direcionado para aterros e outros locais impróprios. A Badu Design contribui para mudar este panorama, transformando o resíduo em produtos, tonando-o fonte de renda e empoderando mulheres.

 

Gostou dos exemplos? Quer começar a colocar a mão na massa? O Instituto Legado oferece cursos livres e pós-graduação focados em empreendedorismo, negócios e inovação social. Conheça nossos programas e comece a se especializar!

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp