5 motivos para fazer avaliação de impacto

statistics-3411473_1920

Por Stephane Sena

Ajudar a mudar o mundo para melhor é um trabalho inspirador, não é mesmo? Quando atuamos em iniciativas de impacto socioambiental positivo – seja organizações da sociedade civil, institutos, fundações ou negócios – queremos criar condições para mudar cenários que ainda são alarmantes, como a desigualdade social, a má distribuição de renda, os índices de analfabetismo, a poluição, a violência, etc. Para saber se os resultados estão sendo alcançados, fazer avaliação de impacto é fundamental.

Segundo o artigo Avaliação de Impacto Social: metodologias e reflexões, publicado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), avaliação de impacto é um tipo de avaliação que se propõe a fornecer evidências sobre os impactos produzidos – ou que se espera produzir – com o intuito de detectar ou comprovar que os impactos foram, pelo menos em parte, gerados pelo projeto, programa, política ou negócio.

Ainda que não seja uma tarefa fácil, a avaliação de impacto é o melhor caminho para ter uma visão ampla e estratégica projetos e negócios sociais e gerar contribuições ainda mais significativas para a transformação. Listamos cinco bons motivos para você investir na avaliação de impacto:

1) Saber se o propósito da iniciativa está sendo cumprido: Determinar o alcance e a amplitude de uma intervenção, saber se ela causou impactos esperados, de que forma o impacto foi gerado e quais foram os fatores que contribuíram para os resultados.

2) Construção de uma cultura de transparência: A avaliação do impacto contribui diretamente para a prestação de contas, seja para investidores ou mantenedores da iniciativa, seja para a população em geral. Permite evidenciar em que medida os recursos alocados foram gastos de forma eficiente.

3) Definição de estratégias futuras: Também apoia a tomada de decisões sobre o negócio ou a organização. Permite visualizar necessidades reais de melhorias e ajuda a analisar a possibilidade de focar na expansão de impacto e quais os melhores caminhos para atingir esse objetivo.

4) Captação de recursos e investimentos: Com dados precisos sobre o impacto gerado, você terá melhores apresentações e argumentos para convencer investidores e doadores de que a sua iniciativa ajuda a construir um mundo melhor.

5) Incentivo à construção de políticas públicas: Quando você tem números, exemplos e evidências claras sobre o impacto positivo que está gerando na sociedade, pode incentivar a expansão do seu projeto para outros contextos e, inclusive, incentivar a construção de políticas públicas que levem em consideração os bons resultados alcançados pela sua iniciativa.

Quer saber mais sobre o assunto? Assista ao vídeo da TV Legado com a empreendedora social e fundadora da Ink, Liziane Silva. Ela explica o que é Avaliação de Impacto e a importância dela para as organizações de impacto.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp