Stephane Sena
Número de vagas foi ampliado em 53% na comparação com 2020 e contempla todas as cinco regiões do país. Edição também teve número recorde de editais baixados
O Instituto Legado de Empreendedorismo, junto a uma equipe de avaliadores parceiros, chegou à lista de iniciativas sociais selecionadas para o Projeto Legado 2021 – programa de aceleração que capacita organizações e negócios sociais em técnicas de gestão, sustentabilidade financeira, comunicação, planejamento e mensuração de impacto, incluindo sessões de mentoria. Diante do grande potencial demonstrado pelas iniciativas inscritas, o Instituto Legado decidiu ampliar o número de vagas, passando de 30 para 40, um número 53% maior em relação ao total de vagas preenchidas em 2020.
“Em um contexto de crise humanitária, é significativo que haja mais oportunidades de aperfeiçoamento e escalabilidade para o ecossistema de empreendedorismo social, sobretudo pela representação do setor na criação de soluções de combate aos efeitos da pandemia”, afirma a facilitadora de impacto do Instituto Legado, Ágatha Rocha.
Representatividade e recordes
A nona edição do Projeto Legado bateu recordes. Foram 995 editais baixados e recebeu 162 inscrições, de 20 estados. A seleção reflete a diversidade de ações transformadoras desenvolvidas em todo o Brasil. As 40 selecionadas contemplam todas as cinco regiões do país, sendo 15 do Sul, 11 do Nordeste, 10 Sudeste, 2 do Norte e 2 do Centro-Oeste. Outro destaque do edital 2021 é que houve paridade no perfil das iniciativas selecionadas. Das 40, metade afirmou ser negócio social, enquanto a outra metade se inscreveu como projeto social.
Apresentações serão transmitidas ao vivo
Entre os meses de março e outubro, as selecionadas terão uma maratona de capacitações e desafios, começando por treinamento de pitch e aula inaugural com apresentações, marcada para o dia 11 de março, próxima quinta-feira, às 19h. O público poderá acompanhar o evento ao vivo pelo canal do Instituto Legado no Youtube. No dia seguinte, será a vez de participar da oficina de fortalecimento de comunidade e DNA do empreendedor social. Ao longo do processo, as iniciativas vão desenvolver um projeto para expansão de impacto. A apresentação melhor avaliada receberá investimento financeiro no valor de R $10 mil.
Confira abaixo as organizações e os negócios selecionados para o Projeto Legado 2021 (em ordem alfabética):
ABFB Aliança Bayeux Franco Brasileira
Alquimist Cosméticos Naturais
Angatu – Gestão de Resíduos Orgânicos
Anjos do Mar > Salvando Infâncias e Protegendo os Oceanos
ARCO – Ações para Reciclagem e Compostagem
Associação Cultural Bloco Carnavalesco ILÊ AIYÊ
Associação dos Moradores Ecologicamente Corretos de Maringá – AMECOM
Associação Dracenense de Tênis Go Givers
Associação OntoArte (Orquestra Jovem Recanto Maestro)
Casa 102
Casa do Contador de Histórias
Clima de Eleição
Cooperativa das Trabalhadoras Autônomas da Pesca e Acessórios Artesanais – Copescarte
Cruzando Histórias
Educadores Inovadores da Amazônia – EduInovA
Eductus
Energia Empreendedora – Grupo de Interesse Ambiental (GIA)
Guia Musa Revista Digital
Instituto Cicloativo do Brasil – Projeto Duas Rodas para o Natal
Instituto Novo Caminho
Its Design Lab
M ENSINO 100% NA SUA LÍNGUA, A LIBRAS
Mariarte
Memorar
Missão Social Sustentável Livres
Negritar Filmes e Produções
Oásis de Sonhos
OLUBAYO
Persepolis Escola Livre
Poesia Abstrata
Projeto de artesanato PINDOWA
Projeto Integrar
Projeto Social Arte Sem Fronteira
Projeto socioambiental Mães que florescem p
Prol Educa
Reciclajuda
Talentum
Tech Girls
Trupe Miolo Mole
Wilifa