O Censo GIFE 2022-2023, pesquisa que fornece dados sobre o Investimento Social Privado (ISP) no Brasil, apontou que R$ 106,2 milhões foi o volume de recursos direcionados para por investidores sociais para o desenvolvimento, a promoção ou o apoio ao campo dos negócios de impacto social em 2022. O volume é maior que o registrado em 2020, quando foram repassados R$ 63 milhões.
Lançada na última semana, a edição mais recente do Censo contou com a participação de 137 organizações associadas do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, representando 82% da base de associados no momento da coleta de dados. Institutos e Fundações Empresariais foram os mais representativos, respondendo por 50% dos participantes, seguidos pelos Independentes (21%), Familiares (18%) e Empresas (11%).
De acordo com a pesquisa, 49% das organizações respondentes tiveram algum tipo de envolvimento com negócios de impacto, o que representa uma queda de 7 pontos percentuais em relação a 2020. Entre as empresas, 60% se envolveram nesse campo, enquanto as organizações de ISP independentes, que lideravam em 2020, caíram de 74% para 52%.
As principais formas de atuação no ecossistema de negócios de impacto foram por meio de “formação, informação e/ou rede de relacionamento a negócios de impacto” (48%), “repasse de recursos a negócios de impacto ou organizações intermediárias” (46%) e “formação, informação e/ou rede de relacionamento a organizações intermediárias” (37%).
Os dados demonstram não apenas a diversidade de abordagens adotadas pelas organizações para apoiar negócios de impacto, mas também a amplitude de áreas em que essas organizações estão atuando. Desde o apoio direto até o fomento de iniciativas periféricas e o desenvolvimento de conhecimento, o envolvimento ativo de investidores é essencial para o crescimento e a sustentabilidade do ecossistema de negócios de impacto no Brasil.
As formas mais utilizadas de apoio, segundo o Censo Gife, foram o repasse de recursos para organizações intermediárias do ecossistema (74%) e o repasse direto para negócios de impacto (61%).
A importância dessa interação reside em diversos aspectos, refletindo não apenas na sustentabilidade financeira desses negócios, mas também no impacto social positivo que podem gerar. Ao receber investimentos, esses negócios têm a capacidade de crescer, escalar suas operações e alcançar um impacto mais significativo.
Para visualizar o Censo GIFE completo, acesse: sinapse.gife.org.br/download/censo-gife-2022-2023