Stephane Sena
8 de Março: Dia Internacional da Mulher. A data é cada vez mais lembrada por sua raiz política, que reivindica a igualdade de gênero em uma sociedade que ainda é marcada pela desigualdade de direitos e oportunidades.
Este ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) reforça a importância de termos mais mulheres em postos de liderança. O tema também celebra os enormes esforços de mulheres e meninas em todo o mundo na construção de um futuro mais igualitário e na recuperação da pandemia da COVID-19.
“Hoje, há mais aceitação do que nunca de que as mulheres trazem experiências, perspectivas e habilidades diferentes, e fazem contribuições insubstituíveis para decisões, políticas e leis que funcionam melhor para todos”, afirma a organização. De acordo com a ONU, mulheres são chefes de Estado ou de Governo em 22 países e apenas 24,9% dos parlamentares nacionais são mulheres. No atual ritmo de progresso, a igualdade de gênero entre chefes de governo levará 130 anos.
Em carta dedicada à defesa de lideranças femininas, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, conhecida como ONU Mulheres, lembra que a violência contra as mulheres na vida pública é generalizada. “Mulheres em funções de liderança lutam contra a falta de acesso a financiamento, ódio e violência on-line e normas discriminatórias e políticas de exclusão que tornam a ascensão na hierarquia ainda mais difícil. Mesmo assim, elas persistem e continuam a provar que, quando lideram, trazem mudanças transformadoras a comunidades inteiras e ao mundo em geral”.
E para mostrar o quanto lideranças femininas geram impacto social e trazem mudanças efetivas na vida de suas comunidades, reunimos oito histórias de empreendedoras sociais inspiradoras que foram contadas no quadro Eu me Importo, da TV Legado.
Ananda Putcha, Thatiana Tussi – Coletivo Cássia
Geane Poteriko – Dar a Mão
Nicole Cherobim – EcoAngels
Priscila Cazarin – Associação Miríade
Rebeca Paciornik – Pernas para que te Quero
Rosana Collect – Equosorriso
Rosali de Fátima Santos – Associação Borda Viva
Verônica Stasiak – Unidos pela Vida
Quer saber mais sobre iniciativas que fazem parte da Rede Legado? Clique aqui.