O que é Empreendedorismo Social?

empreendedorismo social

Há algumas décadas, uma forma mais sustentável de empreender passou a ser praticada e debatida: empreender para a solução de problemas sociais  como propósito.

Neste artigo, veremos o que é empreendedorismo social e exemplos de como essa forma de empreender cria impacto positivo no mundo em que vivemos.

O que é empreendedorismo social?

O empreendedorismo social consiste na criação de produtos, serviços e inovações que beneficiam a sociedade em áreas como educação, meio ambiente, segurança e saúde. 

Problemas dos mais diversos tipos existentes na sociedade podem ser solucionados por meio de iniciativas de empreendedorismo social. 

Muitos empreendedores realizam, periodicamente, ações  em prol de causas sociais ou instituições de caridade. É comum que isso seja feito em épocas como Dia das Crianças e Natal, por exemplo. Isso é ótimo, mas não é empreendedorismo social.

Então o que faz o empreendedor social?

O empreendedor social cria negócios, projetos e soluções com  o propósito de transformação de uma realidade social e /ou ambiental.  

Esse empreendedor é quem cria, por exemplo, uma empresa de moda sustentável e reciclagem, que tem como propósito a redução dos impactos ambientais por meio da construção de uma indústria limpa, e quem além disso estimula o consumo consciente entre seus clientes . Tem a ver com mudanças.

Dr. James Marins, Presidente do Instituto Legado, no livro “A Era do Impacto”, diz que o empreendedorismo social depende de três pilares principais. Vamos entender melhor quais são.

A tríade do empreendedorismo social

Propósito

Todo empreendedor social age de acordo com um propósito social.

O empreendedor social é movido pela consciência dos problemas na sociedade em que está inserido. E, entendendo esses problemas, ele parte para o próximo passo: encontrar a solução.

Inovação

Apesar de, para muitos, a palavra inovação remeter a tecnologias novas, aqui o sentido de inovação é amplo. Inovação é sobre estruturas, metodologias e processos que solucionem problemas atuais.

É assim que o empreendedorismo social inova: implementando soluções para problemas que ninguém conseguiu solucionar até então.

E, para isso, ele precisa do terceiro ponto desta tríade: atitude. 

Atitude

Quais problemas sociais mais te incomodam? É a partir desse incômodo que empreendedoras e empreendedores sociais tomam atitudes, que visam superar essas dificuldades da sociedade em que vivem.

Com atitude e guiado por um propósito, o empreendedorismo social é capaz de inovar e gerar mudanças significativas na sociedade.

Mas, para entender na prática como essas mudanças são aplicadas, vamos observar três exemplos.

Três exemplos de empreendedorismo social

Instituto Legado

O Instituto Legado é uma organização que tem como propósito impactar positivamente a sociedade através do empreendedorismo social. O Legado atua em três frentes estratégicas: Aceleração, Educação e Fortalecimento de Rede.

Mais de 200 iniciativas de empreendedorismo social foram aceleradas pelo Instituto Legado, em todas as regiões do país. 

ASID

A Ação Social para Igualdade das Diferenças (ASID) surgiu como um trabalho de faculdade. A ASID tem como propósito melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. Para tal, oferece uma metodologia de gestão para instituições filantrópicas focadas em ensino de qualidade para pessoas especiais.

EcoAngels 

EcoAngels é uma iniciativa que se propõe a inspirar crianças a transformar o mundo, oferecendo educação ambiental. A EcoAngels oferece oficinas e módulos de ensino com lições sobre materiais recicláveis, coleta e separação de lixo, reaproveitamento de água, construindo uma visão crítica e prática acerca do meio ambiente.

Os empreendedores dos exemplos  precisaram  estruturar e administrar suas iniciativas sociais,  através de recursos, planejamento e capacitação profissional.

Pensando nisso, o Instituto Legado criou o MBA em Gestão de Negócios de Impacto Social. O curso foca nas ferramentas e conceitos necessários para colocar em prática negócios de impacto socioambiental positivo.

Quer saber mais? Clique aqui!

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp