Início/Editais, Notícias/Instituto Legado organiza edital para incentivo de políticas públicas

Instituto Legado organiza edital para incentivo de políticas públicas

Projeto Sua Curitiba é iniciativa inédita e visa incentivar, capacitar e apoiar cidadãos e organizações com ideias de políticas públicas para a cidade; inscrições até 12 de agosto

Fomentar a discussão sobre questões sociais e ambientais colabora para o avanço de uma comunidade, mas formular ideias transformadoras e propor ações claras diretamente aos representantes do poder público constitui um efeito muito mais prático, que pode ser potencializado a partir do monitoramento dos governantes. A fim de acelerar essas ações no âmbito municipal, o Grupo Protagonismo e Democracia, com a organização do Instituto Legado de Empreendedorismo Social, lançou nesta quinta-feira (28) um edital inédito especializado em políticas públicas e advocacy. O objetivo é promover, incentivar, capacitar, elaborar, publicar e apoiar as melhores iniciativas em políticas públicas, defesa de direitos e advocacy. As melhores propostas serão entregues nas mãos dos candidatos à Prefeitura de Curitiba.

O edital prevê a seleção de 30 ideias e propostas consistentes de políticas públicas e advocacy para Curitiba. As escolhidas terão acesso a dois ciclos de capacitação intensiva para formulação de propostas de políticas públicas ligadas aos interesses sociais e/ou ambientais na cidade. As imersões do primeiro ciclo serão aos sábados e somam 16h de carga de atividades. Além dos encontros de capacitação, o projeto prevê um diálogo direto com o processo eleitoral de 2016, com participação ativa nas eleições municipais e apresentação das melhores propostas aos candidatos que disputam a cadeira do executivo municipal. O caderno de propostas resultanteserá tema de debate entre os candidatos à prefeitura durante a Semana da Democracia, evento promovido pelo Instituto Atuação, dos dias 13 a 16 de setembro.

Na fase pós-eleições (novembro e dezembro), os co-autores das melhores propostas que compuseram o Caderno de Propostas participarão do segundo ciclo da capacitação. Este, com 28 horas de workshops, visa o aperfeiçoamento das propostas e estabelecimento de metas e estratégias de fiscalização da implementação das medidas por parte do poder público. Ao final dessa série de encontros, as melhores propostas e campanhas poderão receber uma premiação para apoio à execução do plano de ações.

Pode participar deste projeto qualquer cidadão (pessoa física) e/ou representante de iniciativas/organizações (que podem se enquadrar como associações, fundações, empresas sociais ou projetos conduzidos por pessoas físicas) que tenham interesse em ampliar seu impacto social e/ou ambiental através da incidência em políticas públicas, defesa de direitos e advocacy.As inscrições podem ser feitas entre os dias 28 de julho e 12 de agosto pelo siteinstitutolegado.org/sua-curitiba. O resultado será divulgado no dia 18 de agosto.

O Projeto Sua Curitiba é uma iniciativa do Grupo protagonismo e democracia, sendo organizado pelo Instituto Legado de Empreendedorismo Social, com o apoio do Code for Curitba, do Fundo Cristão de Investimento Estratégico, do Instituto Ajuda Paraná, do Instituto Atuação, do Instituto GRPCOM, da Minha Curitiba, do Observatório Social do Brasil e da Sociedade Global.

 

24/07/2016|Editais, Notícias|