Início/Notícias, Projeto Legado, Rede/Instituto Legado e Elo Apoio Social e Ambiental investem em plataforma virtual que auxilia jovens de baixa renda a conquistarem primeiro emprego

Instituto Legado e Elo Apoio Social e Ambiental investem em plataforma virtual que auxilia jovens de baixa renda a conquistarem primeiro emprego

Jovens de baixa renda com idade entre 14 e 18 anos podem usar a ferramenta gratuita da Elo Apoio Social e Ambiental para fazer contato com corporações, se desenvolver e ingressar no mercado de trabalho

 

O investimento de R$ 16.500,00 que o Instituto Legado destinou a Elo Apoio Social e Ambiental servirá para facilitar o ingresso de jovens de baixa renda no mercado de trabalho. A organização que auxilia jovens na busca pelo primeiro emprego está entre as vencedoras da última edição do Projeto Legado, programa que já capacitou e apoiou mais de 60 organizações sociais de Curitiba e Região Metropolitana por meio de treinamentos, capacitações e investimento financeiro direto. O projeto da Elo foi um selecionados pela banca examinadora e contemplado com o investimento monetário direto. Os recursos financeiros devem ser administrados a fim de ampliar o impacto social da instituição.

A proposta da Elo é desenvolver uma plataforma online para cadastros de menores de baixa renda interessados em capacitação e experiência profissional. A organização já desenvolve programas de capacitação, mas a plataforma online irá potencializar ainda mais a abrangência do trabalho desenvolvido, já que serão ofertados treinamentos online, tanto para os jovens quanto para as empresas interessadas neste tipo de contratação. Empresas contratantes também serão beneficiadas com a possibilidade de selecionar novos colaboradores e ofertar novas vagas por meio do portal.

A intenção é atingir adolescentes com idade entre 14 e 18 anos e renda familiar de até três salários mínimos mensais (R$ 2.640,00). Além de facilitar o acesso ao mercado de trabalho, a Elo tem como missão estimular o estudo entre os jovens beneficiados, influenciar as famílias envolvidas para que sejam apoiadoras da carreira do jovem e contribuir com as empresas parceiras com banco de talentos e treinamento para os gestores dos jovens.

Além de investir financeiramente na proposta de expansão de impacto, o Instituto Legado participou ativamente do processo de desenvolvimento da Elo, que, durante o ano de 2015, recebeu capacitação especializada em negócios sociais e foi estimulada pelo Projeto Legado a desenvolver um projeto que possibilitasse a ampliação dos resultados de seu trabalho social. “Reestruturamos a área de planejamento estratégico, comunicação, sustentabilidade financeira, inserimos negócio social no treinamento dos aprendizes, repensamos  nosso organograma e estabelecemos parcerias com outras organizações”, explica Claudia Rodrigues Silva, gerente de projetos da Elo.

Sobre a Elo Apoio Social 

 

Desde 2001 a Elo Apoio Social e Ambiental oferece oportunidade de inclusão no mercado de trabalho e de desenvolvimento, para jovens de 14 a 18 anos, com renda familiar de até três salários mínimos, de Curitiba e Região Metropolitana no Projeto Plantando Futuro, de acordo com a Lei da Aprendizagem. Mais de 5.000 jovens já tiveram esta oportunidade. Os jovens ficam na Elo por 16 meses, participam de um treinamento profissional em administração ou comércio e logística com ênfase em sustentabilidade por 400 horas e realizam atividades práticas nas empresas parceiras da Elo, por 880 horas.  Ao concluir o Projeto os jovens já têm uma excelente formação e experiência profissional.