Dia Mundial do Meio Ambiente – o engajamento do setor social na busca pela sustentabilidade

meio_ambiente

Hoje celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, data recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, e que chama a atenção para a conscientização e preservação ambiental. As constantes mudanças na sociedade, muitas vezes, deixaram de levar em consideração um desenvolvimento sustentável, que não cause danos ao meio ambiente e, consequentemente, à nossa saúde.

Neste dia, lembramos também o papel do setor social na busca por soluções para os problemas ambientais, bem como no processo educativo da população, de modo a formar agentes comprometidos com uma sociedade mais sustentável nesta e nas próximas gerações. O Instituto Legado tem em sua base o compromisso de capacitar, conectar e investir em organizações que atuam em prol do meio ambiente. Ao longo das quatro edições já realizadas do Projeto Legado, tivemos o orgulho de conhecer e acompanhar o crescimento de instituições e pessoas que se dedicam às práticas sustentáveis e que, por meio de seu trabalho, têm o poder de mobilizar e engajar novos grupos em torno da causa ambiental.

Conheça alguns exemplos de organizações que merecem ser lembradas e parabenizadas neste o Dia Mundial do Meio Ambiente:

Desapego Consciente

O Desapego Consciente é um projeto de mapeamento e divulgação de postos de coleta para doação, descarte e reciclagem de objetos e resíduos sólidos em Curitiba. A proposta é apresentar informações claras sobre estes pontos, promovendo o descarte correto, redução da geração de lixo e prolongamento do uso de objetos. A organização ainda atua com educação e pesquisa.

“A proposta inicial do projeto era disponibilizar uma informação acessível sobre coleta e descarte, mas com o Projeto Legado (2016) percebemos que para uma mudança mais profunda, a gente precisaria de uma ação educativa para mudança de comportamento. Nesse sentido, iniciamos parceria com um catador e um com um condomínio para dar visibilidade a quem trabalha com resíduos”, afirma a fundadora da Desapego, Ana França. De acordo com ela, 92% do lixo reciclável em Curitiba é coletado por catadores. “Então nosso projeto tem sentido de lidar com um problema que é muito complexo, de caráter ambiental e social. Cuidar do descarte é uma maneira cuidar das pessoas, é cuidar das gerações futuras e de nós todos que dependemos das matérias-primas do planeta”.

Parceiros do Mar

A ONG Parceiros do Mar busca promover ações que visem a defesa, segurança e proteção de todos os usuários dos ambientes costeiros; bem como a conservação das espécies e do meio ambiente litorâneo. Entre suas ações, está o mutirão de limpeza do mar, que tem o objetivo de contribuir com a segurança de trabalhadores, esportistas, banhistas – da população de modo geral – nas praias do Paraná, e salvar vidas humanas, flora e fauna.

Badu Design

A Badu Design é um negócio social que leva aos consumidores produtos de papelaria, presentes e organização feitos à mão por mulheres em vulnerabilidade social, utilizando resíduo têxtil. Atualmente cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis são descartados no meio ambiente e somente 36 mil toneladas são reaproveitadas. O restante é direcionado para aterros e outros locais impróprios. A Badu Design contribui para mudar este panorama, transformando o resíduo em produtos, tonando-o fonte de renda e empoderando mulheres.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp