Tecnologia e meio ambiente: conheça 3 cases de impacto ambiental

sustainability-3295757_1920

Unindo tecnologia e preservação do meio ambiente, os três cases de impacto buscam soluções para problemas socioambientais

Para você, qual é a relação entre tecnologia e meio ambiente? Há quem diga que temas como o avanço de inteligências artificiais, por exemplo, e a preservação do meio ambiente são conversas distintas. Há também aqueles que enxergam o setor de inovação e tecnologia como uma vilã para a natureza. Por muito tempo, essa foi a visão predominante sobre o assunto, mas o cenário tem mudado nos últimos anos.

Pessoas de todo o mundo estão buscando utilizar a tecnologia para promover  modo de vida mais sustentável e com mais respeito à natureza. Algumas delas vão além, unindo seus conhecimentos na área com a vontade de gerar impacto positivo. Separamos três cases de startups do Legado Semente 2020 que buscam solucionar problemas socioambientais usando tecnologias digitais. Confira e inspire-se:

Cases de impacto ambiental:

Cooltivando 

Por meio da inclusão digital, a iniciativa conecta agricultores familiares aos consumidores. A pessoa interessada nos produtos orgânicos entra em contato com o agricultor, reserva os alimentos e marca um local para buscar. Além de incentivar o consumo de orgânicos, o empreendimento contribui também para abertura de mercado para agricultura familiar. Durante a pandemia, o empreendimento criou um modelo de negócios para vender os alimentos diretamente em condomínios, evitando a aglomeração em feiras e mercados. Saiba mais no site www.cooltivando.com.br.

Plataforma Verde Água

A Plataforma Verde Água tem o objetivo de conservar a Mata Atlântica, por meio do monitoramento e restauração de áreas degradadas. Para isso, o empreendimento já tem um banco de áreas danificadas mapeadas e os proprietários que buscam a recuperação da região. Empresas com interesse em ações de responsabilidade ambiental financiam a restauração dessas áreas e os colaboradores engenheiros da Plataforma Verde Água realizam toda a transformação. Assim, a regularização ambiental beneficia o proprietário de terra, o marketing verde promove a empresa, os colaboradores e a comunidade se engajam à favor da Mata Atlântica. Para saber mais acesse o site

SavEat 

O SavEat é uma iniciativa com o objetivo de promover o consumo consciente e reduzir o desperdício de alimentos. O aplicativo funciona da seguinte forma: estabelecimentos cadastram seus produtos que estão próximos do prazo de validade, com um valor mais acessível. O consumidor só precisa entrar no aplicativo, escolher seu produto e pronto. Dessa forma, a pessoa economiza na hora de comprar e ainda ajuda a empresa a evitar o desperdício de alimentos. Por enquanto, o aplicativo só está disponível nas cidades de Maringá, Umuarama e Cianorte, no estado do Paraná. Conheça a iniciativa aqui

Dia da Amazônia 

O Instituto Legado acredita que, por meio do Movimento Transformador Massivo, é possível buscar formas alternativas de promover desenvolvimento em harmonia com a natureza e todas as suas formas de vida. As tecnologias de impacto ambiental positivo têm um importante papel nesse objetivo, sobretudo quando ainda nos enfrentamos com situações alarmantes, como é o caso da Amazônia. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), mesmo em período de chuva na região, o desmatamento na Amazônia não para de crescer. Somente entre janeiro e abril de 2020 o aumento dos alertas de desmatamento é de quase 55,5% em relação ao mesmo período de 2019. Além disso, nos quatro primeiros meses deste ano, os alertas de desmatamento em terras indígenas da Amazônia brasileira aumentaram 64%, em comparação ao mesmo período do ano passado. É o maior índice dos últimos quatro anos.

Conscientização

No mês de setembro essa pauta ganha ainda mais destaque, pois é quando se comemora o Dia da Amazônia, instituído em referência à criação do estado do Amazonas, em 5 de setembro de 1850. Em vez de comemoração, a data tem servido de alerta para a exploração dos recursos naturais na região amazônica, que afeta diretamente a vida de povos indígenas que vivem alí, e gera grandes impactos na fauna e flora, além de sérios desequilíbrios ambientais no Brasil e no mundo. 

Ainda assim, não só no mês de setembro, mas durante todo o ano, é fundamental termos consciência de como anda a saúde e preservação de um dos maiores bens da humanidade. E, além disso, buscar práticas mais conscientes e sustentáveis no dia a dia. Por isso, é essencial que cada vez mais iniciativas – como a Cooltivando, Plataforma Verde Água, SavEat e mais cases de impacto – estejam pensando em soluções e agindo em prol do meio ambiente.  

Quer conhecer nossos programas de aceleração para iniciativas inovadoras de impacto social? Acesse nosso site!

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp